A data mais romântica do ano está se aproximando e a maior parte das pessoas ainda está em casa por conta da pandemia. Esse é um cenário bem diferente para aqueles que tem o costume de ir à restaurantes e bares no Dia dos Namorados, mas vamos olhar pelo lado positivo: pode ser uma ótima oportunidade para criar memórias inesquecíveis com a pessoa que ama, mesmo em casa.

Desde uma programação que dura o dia todo, à situações e presentes pontuais, a criatividade e inspiração andarão de mãos dadas para que esse 12 de junho seja especial e cheio de carinho – tempero principal hahaha. Se você assim como eu ainda está confuso(a) sobre como ou o que fazer, não se preocupe! Uma semana é suficiente para nos organizarmos, e acredito que as ideias abaixo podem ajudar bastante:

DECORAÇÃO DA CASA

Antes mesmo que o dia comece de fato, a decoração da casa por ser uma surpresa ou atividade juntos(as) para deixar os ambientes mais românticos e especiais. Elementos como velas, flores e aromas são capazes de mudar completamente a atmosfera, então escolha a cor predileta da pessoa amada ou àquelas que remetem à comemoração, como o marsala, vermelho e rosa; e adicione esses itens pela casa. Além disso, resgate fotos de vocês, faça bilhetes com mensagens de carinho e amor, e coloque em pontos estratégicos, para que ao longo do dia vocês visitem lembranças e se surpreendam com as declarações. Tudo isso deixa o dia mais divertido e vai ser essencial para complementar as ideias que virão à seguir!

CAFÉ DA MANHÃ NA CAMA

Essa surpresa nunca fica ultrapassada! Quem não gosta de ser surpreendido com um bom café na cama ao acordar? Bom, eu adoro rsss Comece escolhendo uma bandeja que você tenha em casa e, em seguida, os alimentos e bebidas que seu companheiro(a) mais gosta de consumir de manhã. Organize de uma forma que fique confortável para comer e também visualmente interessante, pratinhos e tigelas vão ajudar bastante nessa parte. Algumas sugestões para o cardápio:

  • Torrada, pão, croissant, pão de queijo;
  • Ovos mexidos ou poché;
  • Frutas com cereal e iogurte;
  • Geleia, manteiga, requeijão;
  • Café, leite, cappuccino, suco de frutas.

Não esqueça de incluir os talheres que serão necessários e guardanapos. Para finalizar, coloque um pequeno arranjo de flores ou corações de papel pela bandeja para decorar.

SESSÃO CINEMA

Os filmes e séries têm sido bons aliados na quarentena para passarmos o tempo, mas para o Dia dos Namorados, faça uma preparação diferente para a sessão cinema ficar bem romântica:

  • escolha o lugar mais confortável e aproveite o friozinho para espalhar mantas e almofadas;
  • deixe o ambiente escuro;
  • ilumine indiretamente com um cordão de luz ou velas;
  • escolha um aroma delicado para borrifar no espaço (sem exageros);
  • prepare a pipoca e um chocolate quente cremoso – aquece qualquer coração <3

Depois disso, é só escolherem juntos um filme que gostem bastante e dar PLAY na sessão! Com alguns detalhes, uma coisa tão simples pode se tornar um momento delicioso…

JANTAR ROMÂNTICO

Chegamos à parte favorita da data: o jantar! Não há como negar, jantar com quem amamos é muito bom e sempre rende conversas e memórias incríveis. Como esse ano não poderemos ir aos estabelecimentos pessoalmente, para aqueles que não gostam de cozinhar ou que não abrem mão da comidinha do restaurante predileto, o delivery é a saída perfeita. Porém, tudo pode ficar mais interessante quando os companheiros(as) resolvem cozinhar juntos(as) e, pensando nisso, selecionei um cardápio para fazer à mais de duas mãos rsss Olha só:

  • Entrada:

Um clássico para não errar, é montar uma tábua de queijos para servir antes do jantar ou durante o preparo do prato principal. Escolha então uma tábua de madeira ou prato bonito para dispor as peças e, em seguida, organize do queijo mais suave, ao mais forte. Para finalizar, coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos como geleias, castanhas, pães, azeite, pimentas, frutas e embutidos. Como é para um jantar intimista e com poucas pessoas, 3 tipos de queijo dão conta do recado; é só escolher o de sua preferência:

– Frescos: Minas Frescal, Ricota, Cream Cheese
– Macios: Brie, Camembert, Muçarela, Queijo de Cabra
– Semi-duros: Provolone, Gruyere, Gouda, Cheddar, Emmental
– Firmes: Grana Padano, Parmesão
– Azuis: Stilton, Gorgonzola, Roquefort

  • Prato principal:

Busquei uma receita fácil, saborosa e que tem um aroma dos deuses: Risoto de Limão Siciliano com Crocante de Parma. Por mais que o preparo envolva muitas etapas, acredite, o risoto fica pronto em apenas 30 minutos e rende 4 porções! Anota aí:

Ingredientes:

– 1 tablete de caldo de legumes
– 1 litro de água
– 2 xícara (chá) de arroz arbóreo
– 1 cebola grande ou média
– 4 colheres (sopa) de manteiga (com ou sem sal)
– 1 xícara (chá) de vinho branco
– suco de 2 limões sicilianos
– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
– sal a gosto
– fatias de presunto de parma para desidratar

Modo de Preparo:

  1. Coloque 1 litro de água em uma panela até ferver;
  2. Quando a água estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione o caldo de legumes, sem desligar o fogo;
  3. Mexa até o caldo dissolver;
  4. Em uma outra panela, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e acenda o fogo (médio) até que ela derreta;
  5. Adicione a cebola picada em cubos na panela com a manteiga e misture até que a cebola fique bem brilhante;
  6. Em seguida, adicione as 2 xícaras de arroz arbóreo e misture bem;
  7. Aumente o fogo até deixá-lo alto e adicione o vinho branco, mexa bem até que ele evapore;
  8. Adicione 1 concha da água com o caldo de legumes à panela com o arroz, mexa bem até que boa parte da água tenha evaporado;
  9. Adicione 1 concha de água novamente, até evaporar, e mexa bem o arroz;
  10. Adicione 1 concha de água pela terceira vez, da mesma forma que as demais vezes;
  11. Depois desse processo, adicione metade do suco de limão à panela com arroz e mexa bem;
  12. Mais uma vez, adicione 1 concha de água com o caldo de legumes ao arroz, mexendo até que a água evapore;
  13. Coloque mais 1 concha, mexa e coloque outra concha da água após ela evaporar;
  14. Despeje o restante do suco de limão e mexa bem até evaporar;
  15. Depois disso, adicione mais 3 conchas da água com caldo de legumes ao arroz, sempre mexendo e esperando a água evaporar, como nas últimas vezes;
  16. Repita o processo até que o arroz fique no ponto desejado e, em seguida, adicione o queijo ralado e sal a gosto;
  17. Desligue o fogo e coloque as 2 colheres (sopa) de manteiga no arroz, misture a manteiga;
  18. Deixe o risoto descansar por 5 minutos e adicione raspas de limão siciliano para enfeitar (opcional).

O segredo do risoto é não parar de mexer e, para o Parma, é só estirar suas finas fatias sob duas folhas de papel toalha, colocar no microondas por dois minutos, retirar, esfriar, quebrar ele na mão e adicionar ao risoto pronto. Fácil demais! Sirva na hora e deixe à disposição na mesa um pimenteiro com pimenta do reino. Peixes e frutos do mar vão muito bem com esse prato, para quem quiser uma proteína para acompanhar ;-)

  • Sobremesa:

Para adoçar a noite dos(as) apaixonados(as), um fondue de chocolate super saboroso! Selecione marshmallows e suas frutas prediletas, lave-as e, em seguida, prepare o fondue. Você vai precisar de:

– 200 gr de chocolate ao leite
– 100gr de chocolate meio amargo
– 200ml de leite
– 1 colher (sopa) de conhaque – opcional

Aí é só pegar uma panela (pode ser a do fondue mesmo), derreter todo o chocolate, acrescentar o creme de leite e o conhaque. O importante é NÃO usar aquele recipiente de fogo que vem com a panela do fondue, pois queima o chocolate. Use uma vela bem baixinha só para manter o chocolate morninho e voilà, está pronto para saborear!

  • Bebidas:

O ideal é escolher a bebida que melhor harmonizar com seu cardápio, mas o clássico da data é, sem dúvidas, o vinho. No caso do cardápio acima, para apreciar a tábua de queijos e o fondue de chocolate, o tinto ficará perfeito e, para acompanhar o risoto, um bom vinho branco. Não esqueça de sempre deixar uma taça de água à disposição e, para quem não é fã do vinho puro em si, dá para fazer drinks bem gostosos com a bebida, AQUI você encontra uma receita deliciosa de Sangria, por exemplo.

  • O lugar:

Que será em casa nós já sabemos, mas para inovar, que tal buscar um novo ambiente para montar esse jantar? A varanda, o jardim ou até mesmo a mesa de centro do estar, para comer sentados no chão ao estilo japonês, são diferentes jeitos de curtir o cardápio. Claro, a tradicional mesa de jantar com uma linda decoração, sempre será uma carta na manga e aproveito para deixar algumas ideias de mesa posta romântica que já postei aqui no blog:

PRESENTES

Os presentes feitos por nós mesmos(as) já são especiais por si só nessa data, pois demonstram dedicação, carinho e ainda fica personalizado. Aproveite o Pinterest, por exemplo, para extrair ideias de DIY como:

– escrever uma carta à mão (há quanto tempo você não faz isso, hein?);
– montar um jogo de adivinha sobre a relação para brincarem juntos;
– fazer uma caixa com 365 bilhetinhos que contenham mensagens para melhorar o humor, declarações, frases motivacionais, para a pessoa ler um por dia, durante um ano – esse é para quem está inspirado(a), né hahaha;
– montar um mural com fotos antigas, textos sobre o presente e post-its com os planos futuros;
– criar um cronograma de seriados que gostariam de assistir juntos e, sempre que finalizarem, darem check na tabela e também trocarem lembrancinhas.

Está separado(a) fisicamente de quem ama? Bom, ainda sim é possível enviar um presente que você mesmo(a) fez, ou mandar entregar uma refeição, que pode ser bem legal. Escolha a comida favorita e, quando chegar na casa da pessoa, jantem juntos(as) via videoconferência, a tecnologia ajuda, e MUITO, nessa fase!

Desejo um lindo Dia dos Namorados à todos(as) os(as) apaixonados(as) e, caso tenha mais ideias, deixa aqui nos comentários também <3

Fontes: Portaldoqueijo.com.br, Tudogostoso.com.br, Br.pinterest.com, Gshow.globo.com
Imagens: Jdate.com, Nytimes.com, Sanctuaryhomedecor.com, Burghbrides.com, Goodhousekeeping.com, Agendacarioca.com.br, Oprahmag.com, Thekitchn.com, Countryliving.com, Instagram.com, Angeloni.com.br, Osmology.co, Mollymoo.ie, Bestlifeonline.com, Sopacultural.com, Stylemepretty.com, Abetterhappierstsebastian.com, Greenweddingshoes.com, Myrecipes.com, Mommyshorts.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉