Durante a pandemia, remodelamos nossas casas e repensamos muito sobre como realmente queremos viver, afinal, nunca passamos tanto tempo dentro delas. Novas necessidades e a observação constante dos espaços, provocaram descobertas de hábitos e adaptação da rotina que influenciam diretamente na decoração.

Você também arrastou o sofá para fazer exercício físico via videoconferência? Ou montou um kit higienização logo na entrada? O olhar para dentro dos lares e para nossa intimidade, amadureceu muito nesse período. Inevitavelmente, algumas mudanças aconteceram e é bem provável que permaneçam após a pandemia, veja a seguir 5 delas:

HALL DE ENTRADA

Em alguns países o costume de retirar os sapatos ao entrar em casa já era bem comum, mas aqui no Brasil, muitas moradas não distinguiam a área externa da interna no dia a dia. Sem dúvidas, a pauta mais relevante desse ano foi a higienização e quem ganhou protagonismo, em se tratando de décor, foi o hall.

Independente da metragem, as residências adaptaram um cantinho logo na entrada para deixar a transição dentro-fora mais segura. Sapateira, lenços umedecidos, álcool gel, ganchos de parede e cesto para organizar as máscaras; são alguns dos itens que compõe esse espaço que, daqui para frente, deve marcar presença nos novos empreendimentos.

HOME OFFICE

Haaa como não falar dele, não é? hahaha A realização das atividades profissionais em casa exigiu uma grande adaptação, principalmente àqueles que nunca trabalharam à distância.

Esse ano percebemos a grande importância de ser ter uma estação de trabalho, para que a rotina pessoal-profissional flua de forma tranquila e produtiva. Pensando em privacidade e conforto, peças como cadeiras ergonômicas, apoiadores de braços e pés, e divisórias móveis, podem ser grandes aliadas. Para deixar a jornada mais confortável, vale apostar em uma boa iluminação, plantas e itens de papelaria que auxiliem nas atividades do escritório.

Algumas empresas resolveram ficar perene em home office e você, como se adaptou por aí?

PARA RELAXAR

Em meio a tantas tarefas no dia a dia, um cantinho para relaxar em casa é um acalento. Uma poltrona para ler um livro, espaço para se exercitar ou uma espécie de santuário; seja qual for a maneira, reserve um momento para se acalmar e silenciar a mente – é um carinho necessário à nós mesmos.

Pausas em um canto agradável com peças que gosta, ajudam – e muito – a manter uma boa energia para as outras demandas da rotina ;-)

Mais matérias relacionadas à PANDEMIA para você conferir:

PLANTAS E HORTA EM CASA

Falo por mim, como minha relação com as plantas se intensificou e estou adorando essa vivência perto delas! Cuidar do verde exige dedicação e calma, como uma terapia mesmo. Aqui em casa envolvo as crianças e percebo como a relação com a natureza só traz benefícios para o desenvolvimento delas, fora que Bento e Tete se consideram amigos das plantas.

Outro ponto que passei a prestar mais atenção, foi a alimentação. Em nosso apartamento plantamos uma horta de mais de 7 metros e ela está indo tão bem, que colhemos e dividimos com os vizinhos semanalmente. Além de cuidar da nossa saúde e manter a imunidade alta, mexemos na terra, lavamos os ramos e mesmo longe, trocamos energia com quem mora perto da gente.

Sei que muitas pessoas também trouxeram as plantas para dentro de sua morada na quarentena e, sem dúvida alguma, aqui em casa é um hábito que vai perdurar!

AR LIVRE

Como sentimos falta da vida ao ar livre nesses meses em casa! O lar é nosso refúgio, em que podemos agregar lazer e leveza a partir de elementos que a própria natureza nos oferece.

A ventilação e iluminação natural passaram a ser bem mais valorizados, pois essa combinação melhora a qualidade do ar, ótima para a saúde na quarentena, e permite que o sol entre nos ambientes, deixando-os mais alegres e acolhedores. O mesmo aconteceu com a varanda e o jardim. Conectar espaços internos ao externos para curti-los em família proporciona momentos bem especiais, que podem ser agraciados com uma fogueira portátil em dias frios, ou com um redário para relaxar.

Moro em um apê sem varanda, então tenho aproveitado cada faixa solar e brisa que vem de fora. Claro que dá vontade de colocar os pés na grama e sentir sua energia, mas enquanto nossa casa não fica pronta, coloquei tapetes deliciosos nos cômodos e aproveito para andar descalça o tempo todo hahaha

Imagens: Archdaily.com.br (Edward Ogosta Architecture, Cplusc Architectural), Unsplash.com (Annie Spratt, Huy Phan, Jimmy Dean, Jude Beck, Kari Shea, Markus Spiske, Nathan Hanna, Windows), Casa.abril.com.br, Casavogue.globo.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉