Já estamos em isolamento social por conta da pandemia do coronavírus há algumas semanas, e sabemos que mudanças em nossos hábitos são fundamentais para passarmos essa fase de uma maneira segura. Por mais que o ideal seja ficar em casa, muitas pessoas ainda não tem essa possibilidade, e vez ou outra precisamos sair comprar algo essencial, então todo cuidado e atenção fora ou dentro de nossas moradas deve ser redobrado!

Como aqui falamos sempre sobre assuntos que envolvem o morar, é de extrema importância darmos atenção à ciência, que está estudando incansavelmente sobre o comportamento do vírus e como evitá-lo. A Covid-19 se espalha por gotículas no ar e tem uma alta taxa de contágio, pois sobrevive fora do nosso corpo e estaciona em superfícies, que precisam ser desinfetadas rapidamente e adequadamente.

Em um estudo publicado na segunda quinzena de março na revista científica “New England Journal of Medicine”, realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton; uma pessoa usando nebulizador foi simulada tossindo ou espirrando, e foi descoberto que o vírus se tornou uma espécie de poeira detectável por quase três horas, além de afirmar que o mesmo tem resistência em cinco materiais diferentes e com tempo distinto, olha só:

  • Aço inoxidável: 72 horas (3 dias)
  • Plástico: 72 horas (3 dias)
  • Papelão: 24 horas (1 dia)
  • Cobre: 4 horas
  • Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos

No caso do papelão, precisamos higienizar itens entregues pelo correio ou serviços de delivery, por exemplo. Além disso, por mais que ainda não seja 100% comprovada a viabilidade do vírus em tecidos, de forma geral os vírus podem ter sobrevida de 72 a 96 horas nos panos – roupas, cortinas, tapetes, roupa de cama e etc -, e devemos desinfectar com água – de preferência quente – e sabão tudo aquilo que for suspeito, principalmente roupas utilizadas fora de casa, que devem ser unicamente para isso e lavadas separadamente.

Sem dados efetivos especificamente sobre o SARS-CoV2 – responsável pela Covid-19 -, um outro estudo científico reuniu 22 artigos que falam sobre a persistência de todos os tipos de coronavírus, e os resultados mostraram que o vírus pode permanecer em superfícies bem comuns de encontrarmos no mobiliário e revestimentos de nossas casas:

  • Madeira: até 96 horas (4 dias)
  • Vidro: até 96 horas (4 dias)
  • Alumínio: cerca de 8 horas
  • Tecidos: 72 à 96 horas (4 dias)

Para desinfectar essas superfícies e inativar o coronavírus em um minuto, é só usar produtos de limpeza do cotidiano, como álcool, 0,5% de água oxigenada ou água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio.

Já os tecidos, o ideal seria submetê-los à uma lavagem, mas como sabemos que isso pode ser inviável no dia a dia, o ideal mesmo é trocar de roupas e sapatos antes mesmo de entrar em casa.

Recentemente gravei ESTE vídeo na 1st Floor sobre as novidades da marca para 2020, onde falei um pouco sobre revestimentos hospitalares que possuem tecnologia autolimpante e antibactericida. Em uma fase como essa, dar atenção à esses materiais e aos recursos naturais, como sol e vento, na hora de projetar, pode ser uma maneira de arquitetura e interiores contribuírem ;-)

E você? Está fazendo sua parte cuidando da sua casa e da família? Abs <3

Fontes: G1.globo.com.br, Nejm.org, Journalofhospitalinfection.com
Imagens: Archdaily.com.br, Romanzza.com.br, Pt.freeimages.com, Leveelimpe.com.br, Layjao.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉