Projeto acima: DH Arquitetura

Assim como muitos fatores da vida moderna, os locais, maneiras e possibilidades de trabalho estão em constante transformação e as gerações que estão vindo, são grandes adeptas à essas mudanças. Deixar um ambiente corporativo para executar sua atividade profissional em casa tem sido cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades, onde o trânsito é caótico e em muitos casos o trajeto casa-trabalho é bem longo. Claro que ainda não são todas as áreas em que tal prática é factível, mas para quem tem essa possibilidade, sabe que adaptar rotina, tempo e o espaço em casa, é fundamental para essa logística funcionar.

Home Office é o termo mais comum para chamar os escritórios em casa, e é até usado como expressão: “Hoje vou trabalhar home office”, “Vou fazer home office”. Eu mesma, Lucila, tenho ido raramente para meu escritório e, nesta fase de construção da casa nova, um dos pedidos foi ter minha bancada de trabalho em um dos cômodos. Alguns tópicos devem ser levados em consideração na hora dessa mudança, e reuni alguns aqui:

Economia de tempo: vou usar meu próprio exemplo rsss Para alguns compromissos profissionais, minha presença ainda sim é necessária, mas esse ano diminuí muito minhas reuniões presenciais e aumentei as online. Vejo com clareza como essa mudança refletiu nos principais aspectos da minha vida; menos tempo parada no trânsito, mais momentos dedicados à minha família, à mim, à novos projetos, e etc…

Rotina: os dilemas tanto para quem é autônomo ou para a relação chefe+funcionário é “Terei rotina trabalhando em casa?” ou “Como não misturar a vida pessoal com a profissional?”. Esse assunto é particular, já que cada pessoa rende melhor de um jeito, mas vejo que para quem tem responsabilidade, indeferi o fato de sair ou não de casa para trabalhar. Uma dica é ter horários, isso mesmo, estabelecer começo e fim da sua jornada de trabalho; estabelecer rotina – hora de acordar, comer, trabalhar -, pois se não as sensações de que o trabalho nunca termina e que você não se desliga dele, podem realmente aparecer. Além disso, se mora com mais pessoas, essa organização é ótima para ajudar todo mundo a compreender e respeitar o espaço.

Lugar específico: bateu o martelo na decisão de trabalhar home office? Então transforme algum canto da casa ou apartamento em seu escritório! Fazendo isso, mente e corpo passam a entender que mesmo dentro de casa, existe um espaço exclusivamente ao trabalho e isso vai auxiliar os outros aspectos: rotina, rendimento, atenção, e separação do pessoal e profissional. A melhor parte aqui é que, adaptar um cantinho de trabalho em casa não é difícil:

  • fatores como som, espaço e iluminação podem ajudar na escolha do cômodo da casa para trabalhar. Se é sensível à ruídos por exemplo, prefira um ambiente mais silencioso; se é espaçoso(a), procure o lugar que dê para encaixar uma bancada de trabalho grande; e em relação à iluminação, luz natural é mais que bem-vinda. Sala, cozinha, varanda – muitos projetos a transformam em área de trabalho ou estudo -, quarto de visitas ou o próprio quarto, mesa de jantar; é possível encaixar o home office em qualquer um desses;
  • fique atento(a) em relação à ergonomia e conforto do mobiliário, pois uma boa mesa e cadeira farão toda a diferença na sua atenção e rendimento ao longo do dia. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresenta a norma NBR 13966, que fala sobre dimensões e requisitos de ergonomia para móveis de escritório de uso geral, vale a consulta!

  • decore esse cantinho! Acessórios como caixas, porta-lápis, aramados para pendurar recados, painéis de cortiça, lousas, papéis, canetas, calculadora, grampeador; ajudam a criar a atmosfera de escritório. Colocar papel de parede; pintar de uma cor que gosta muito; criar uma “caixa” monocromática com apenas uma cor demarcando o espaço (tem algumas ideias mais para baixo do post); ou colocar plantas de diferentes tamanhos, são também algumas opções.

Antes das referências para você se inspirar à criar seu escritório em casa, uma última dica: saia do home office! Eu sei, parece contraditório kkkkk Mas assim como dá vontade de ir embora para casa no fim do dia quando trabalhamos fora dela, o home office pode enjoar um pouco às vezes. Depois de finalizar o serviço, tente se desconectar ao máximo com o ambiente que passou o dia trabalhando; vá para outros cômodos, ande até o mercado, passeie com o cachorro, pratique um esporte, qualquer coisa vale para que, pelo menos por um tempo, seu cérebro processe que a jornada de trabalho cessou naquele dia, e seu corpo relaxe.

Já pensou em trabalhar em casa? Desliza o post para ver boas ideias desse formato e deixa nos comentários sua resposta ;-)

Projeto acima: Bean Buro

Projeto acima: Bean Buro

Projeto acima à direita: HAO Design

Projeto acima: Mustard Architects

Projetos acima: Ruetemple e South Arquitetura

Projeto acima: Ruetemple

Projetos acima: Giuliano Marchiorato Arquitetos e SuperLimão Studio

Projeto acima: Todos Arquitetura

Projetos acima: Renato Mendonça Arquitetura e StudioLIM

Projeto acima: StudioLIM

Projeto acima: UNIC Arquitetura

Projetos acima: UNIC Arquitetura e Todos Arquitetura

Projeto acima: Corpo Atelier

Projeto acima: Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

Projeto acima: Urban Ode Arquitetura e Urbanismo

Projetos acima: Broides Architects e ALTS Design Office

Projeto acima: Cora Mader

Projeto acima: Ultra

Projeto acima: Akihisa Hirata

Projeto acima: SAI Architectural Design Office

Projeto acima: Greisse Panazzolo Arquitetura

Projeto acima: Greisse Panazzolo Arquitetura

Projeto acima: SuperLimão Studio

Fonte: Abnt.org.br
Imagens: Archdaily.com.br, Blitzresults.com, Boligmagasinet.dk, Thedesignfiles.net, Casavogue.globo.com, Vivadecora.com.br, Mariee.com.br, Achadosdedecoracao.blogspot.com.br, Crescendoaospoucos.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel ;-)