Projeto acima: Sala2 Arquitetura

O isolamento social tem durado mais tempo do que gostaríamos ou imaginávamos, né? Quanto mais ficamos em casa, mais enjoamos dos ambientes e vamos naturalmente esquecendo o que cada canto pode nos proporcionar. Por aqui isso tem acontecido rsss É difícil não cairmos em pensamentos como “se eu tivesse um jardim, seria mais fácil” ou “se estivesse em uma casa maior, seria bem melhor”, mas é nessa hora que tento parar e analisar o meu entorno para entender como posso explorar melhor os espaços, e tem sido um exercício ótimo para não deixar a peteca cair.

Assim como todos, tenho refletido bastante sobre esse – e tantos outros – assunto, então trouxe aqui alguns cômodos que a maior parte das casas e apartamentos têm, com algumas ideias de como passar o tempo de forma agradável em cada um deles. Mas claro, quero muito saber como você está curtindo os cantinhos da sua casa, deixa nos comentários no fim do post. Esse é um momento de troca, e toda boa conversa é bem-vinda! <3

1. BIBLIOTECA ou CANTO DE LEITURA

O hábito da leitura traz muitos benefícios fundamentais para nosso desenvolvimento, como melhorar a memória, diminuir o estresse e até mesmo aprimorar a capacidade de aprendizado; e vejo que muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para ler. Ter um espaço dedicado à essa prática ajuda o cérebro a entender que chegou a hora de se concentrar na atividade e, mesmo que você já tenha uma biblioteca em casa, caprichar nesse cantinho pode deixar tudo mais agradável.

Para começar, escolha um lugar com boa iluminação, como próximo à uma janela, por exemplo. Mesmo que tenha bastante entrada de luz natural, uma fonte de luz artificial também será bem-vinda, já que muitas pessoas gostam de ler quando já escureceu. Abajures, arandelas e luminárias de piso dão charme à esse tipo de espaço e podem ser posicionadas de maneira que a luz chegue indiretamente, para não prejudicar a visão e proporcionar aconchego. Tão importante quanto a iluminação, o silêncio vai ser fundamental para a concentração, então busque o lugar da casa que tenha menos circulação de pessoas e que seja mais tranquilo.

Para o canto da leitura ficar completo, decida onde se sentar para ler confortavelmente e relaxado(a), e esse é um aspecto bem pessoal. Pode ser uma cadeira, poltrona, futton, pufe, chaise ou um tapete para ler no chão, realmente o que vai nortear essa decisão é o conforto. Elementos como almofadas e mantas complementam qualquer decoração e sensação de bem-estar, assim como uma mesa lateral, que eventualmente dá para apoiar um chá quente rsss

Projeto acima: Betillon + Dorval-Bory
Projeto acima: Gon Architects + Ana Torres

Projeto acima: MAB3 Arquitetura

Projeto acima à esquerda: Renata Gaia Arquitetura

2. COZINHA

Mudar o layout da cozinha é inviável e sei também que muitas pessoas estão fugindo dela durante a quarentena, vide a quantidade de delivery que vemos por aí, né hahaha Mas por que não aproveitar esse espaço para explorar receitas que nunca pensou ou teve tempo em fazer? Reunir as pessoas que estão em casa para fazerem algo simples, nada muito elaborado, pode ressignificar o espaço e o cozinhar também. Na internet e Youtube tem vários pratos fáceis de se aventurar, como bolos, por exemplo ;-)

Projeto acima: Zalc Arquitetura

Projeto acima: Gon Achitects + Ana torres

3. SALA DE ESTAR e DE TV

Hoje temos um catálogo enorme de filmes e séries à nossa disposição tanto na internet, quanto na televisão, e não tem jeito, é muito bom juntar a família na sala para uma sessão pipoca. Mas como não vivemos só de eletrônicos, jogar jogos de tabuleiro, montar quebra-cabeças e rever fotos antigas são outras atividades que funcionam na sala.

Como estamos no outono e já está mais friozinho, para quem tem lareira em casa, o estar pode ser legal para tomar um vinho, fazer s’mores com marshmallows e contar histórias. Unir cobertores e almofadas nessa experiência fica muito gostoso!

Projeto acima: David Salmela Architect

Projeto acima: Studio Bloco Arquitetura

Projeto acima: Andrade Morettin Arquitetos Associados

Projeto acima: Marina Portolano Arquitetura + Flávia Torres Arquitetura

4. VARANDA

Aaaa, pensa em um lugar nas casas e apartamentos que, espaçoso ou não, pode ser bem explorado nessa quarentena! Inclusive, o cantinho da leitura que citei lá em cima, pode ser sua varanda.

Muitas vezes, principalmente no caso dos apês, a varanda faz as vezes de área externa e é possível colocar um pouco de verde. Desde jardins verticais à vasos no chão, pode-se escolher plantas que mais gosta por conta da estética, ou fazer uma mini horta com temperos para usar na cozinha. AQUI nesse post tem dicas das espécies que se comportam melhor na varanda, aproveite para se inspirar.

Também tenho visto muitas pessoas usando o espaço para praticarem exercício físico e meditação. Organizar um cantinho com colchonete, pesos, cordas, barras ou o que você usa para se exercitar, ajuda bastante a se inspirar e a não deixar faltar atividade física na rotina do isolamento, que sabemos que é bastante importante para manter a imunidade alta.

Como sair de casa para ir à restaurantes e bares nessa fase é inviável, no aniversário do Célio nos reunimos na varanda para comemorar e foi uma delícia, as crianças adoraram! É um jeito de ‘sair’ e inovar nas refeições e datas importantes, montando uma mesa bonita, deixando a iluminação mais indireta, uma música de fundo…

Projeto acima: Escribano Rosique Aquitectos

Projeto acima: Escribano Rosique Aquitectos

Projeto acima: DC.AD

Projetos acima: Passos Arquitetura | MAB3 Arquitetura

Projeto acima: Vuuv Architecture + Interior Design

Projetos acima: Pietro Terlizzi Arquitetura | Marina Portolano Arquitetura + Flávia Torres Arquitetura

5. TODOS OS CÔMODOS

É só a gente ficar em casa que a vontade de transformar os ambientes vem à tona, né? Me incluo nesse grupo hahaha Esse último tópico está mais ligado à atividade, do que ao espaço em si, já que redecorar os cômodos nessa fase pode ser um ótimo passatempo, não grandes reformas até porque não é possível, mas aqueles toques no décor que nunca teve tempo de fazer, sabe? Algumas ideias:

  • Mudar os móveis de lugar é um bom jeito de começar. Mesmo em espaços menores, estudar novos layouts faz com que cantos jamais pensados apareceram e, segundo o Feng Shui, é bem importante para renovar as energias;
  • Reorganizar os objetos que ficam em estantes, prateleiras e superfícies;
  • Colocar plantas pela casa – até no banheiro é possível, veja AQUI;
  • Aos mais inspirados(as), dá para pintar as paredes;
  • Fazer DIYs. Montar um mural de fotos da família, desenhar, restaurar peças que gosta… No Pinterest existem muitas referências legais para você mesmo fazer, e dar um UP na decoração da casa com aquilo que já tem, adoro navegar por lá.

É importante lembrar que, muito mais do que estar criativo(a) ou entusiasmado(a), esse é um momento para sermos gentis com nós mesmos, com as pessoas e também com o lugar que vivemos, pois durante alguns meses, é ele que vai nos acolher quase que 100% do tempo…. ;-)

Projeto acima: SP Estudio

Projeto acima à direita: DC.AD

Projeto acima: Lalith Gunadasa Architects

Fontes: Noticias.universia.com.br, Vivadecora.com.br
Imagens: Archdaily.com.br, Harpersbazararabia.com, Casavogue.globo.com, Uwdecals.com, Rawpixel.com, Theglitterguide.com, Businessinsider.com, Casa.abril.com.br, Redehorizontal.com.br, Metromax.net.br, Cookingclassy.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉