Eu diria que o Open House de hoje está no mínimo charmoso e relaxante, pois imagine: um chalé na Serra da Mantiqueira com 30m², construído pela própria família e cheio de soluções sustentáveis. Especial, né? rsss Então já aperta o PLAY no vídeo abaixo para conferir o tour completo ;-)

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

A arquiteta e urbanista Josi Melo nasceu e cresceu em Córrego do Bom Jesus, cidade situada em Minas Gerais e envolvida pela Serra da Mantiqueira. Na época de sua faculdade Josi se mudou para São Paulo, mas assim como seus dois irmãos, sempre voltava aos finais de semana para visitar os pais. Foi em uma dessas idas e vindas que eles tiveram a ideia de construir um chalé no terreno para receber melhor os amigos e a família, e há um ano, a casa saiu do papel.

O chalé foi totalmente construído pela mãos da Josi, seu marido e irmãos, seguindo três premissas: execução rápida, sem geração de resíduo e respeitando ao máximo o ecossistema. Com um estilo charmoso de cabana, a casa totaliza 30m² e está localizada na parte mais alta do terreno a 3.600 metros de altitude, com um clima ameno e delicioso bem típico de serra. Ao redor, a paisagem conta com nada mais nada menos que um mar de montanhas e bosque – uma conexão total com a natureza.

O chalé atende um casal confortavelmente, resumindo-se a uma pequena copa, espaço com cama, deck na altura da copa das arvores – ponto alto rsss – e um banheiro. Na parte externa, a família construiu um pergolado que abriga churrasqueira, pequena mesa de refeições, redário e fogo de chão para se aquecer, pois a temperatura por lá é sempre pelo menos 5 graus mais baixa.

Como te disse anteriormente, sustentabilidade e reaproveitamento foram mandatórios nessa construção. Para escoar a água da chuva e não causar infiltração, revestiu-se a fachada com madeira sobreposta adquirida no próprio terreno, contribuindo não só para o meio ambiente, como para a estética rústica. Outro ponto importante é o sistema de hidráulica e esgoto, desenvolvido e executado também pelas mãos do quarteto. A nascente da propriedade abastece o chalé e o sistema de drenagem natural acontece por meio de compostagem. Em seguida, a água vai para uma fossa de bananeira, técnica sustentável para tratamento domiciliar de águas negras que consiste em um tanque impermeabilizado, preenchido com camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido, alta demanda por água e folhas largas; para voltar ao lençol freático o mais pura possível.

No vídeo a Josi explica todos os detalhes da materialização do chalé, então não deixe de assistir! O lugar é um refúgio para quem quer se desconectar da cidade e, no caso dela e da família, revisitar suas origens rurais. Inicialmente, a ideia era receber os amigos e eles desfrutarem quando a cabana estivesse desocupada, mas o resultado ficou tão tão aconchegante, que passaram a alugar. Ficou com vontade de se hospedar? É só clicar AQUI e fazer a reserva ;-)

Abaixo, mais posts com CASAS SUSTENTÁVEIS:

Fotos: Clodoaldo Costa / Divulgação