Desbravar casas de arquitetos e designers sempre nos permite um novo olhar para soluções interessantes. No Open House de hoje, você vai ver como a profissional Jéssica Araújo encontrou nas mostras de decoração em que participou, uma oportunidade de reaproveitar os itens lá expostos em sua nova morada com vista para a mata!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Jéssica e a família estavam montando a casa nova quando a pandemia começou, e essa mudança para o bairro de Patamares, em Salvador na Bahia; um terreno de 1.070m² no meio da floresta, não poderia ter sido melhor para eles viverem os dias de isolamento. Desde a primeira vez que visitaram o imóvel, eles se encantaram pela paisagem e pela rusticidade da estrutura em madeira, mas logo notaram que o layout e a falta de luz natural nos interiores precisariam ser resolvidos para atenderem suas necessidades. Com arquiteta em casa, nada melhor que uma boa reforma, não é mesmo? hahaha

Antigamente, a residência de 240m² possuía muitos cômodos com mesma função, então o quebra quebra começou com a demolição de algumas paredes, e construção de outras, para integrar e deixar área social mais funcional. Como a varanda gourmet era completamente aberta e abraçada pela mata, Jéssica resolveu carregar esse conceito para dentro também. Através de novas janelas, rasgos no telhado e uso de telhas translúcidas, a arquitetura agora é apelidada de “casa aberta”, pois literalmente existem vãos sem tela, em que o sol tem livre acesso ao lar, e todos que chegam dão de encontro com o verde lá de fora.

Para a decoração, mais uma boa história. Durante sua participação nas mostras de décor, a arquiteta se deu conta de que precisava dar um destino saudável para os itens que estavam expostos, e foi aí que surgiu a ideia de aplicá-los em sua própria casa. Bancada, piso, revestimentos, objetos de decoração e por aí vai! Tudo tudo tudo foi reaproveitado e adaptado, transformando a morada em um mix de estilos com muito aconchego, personalidade e sustentabilidade – assunto mais que importante. No vídeo acima com o tour, dá para ver com detalhes como essas peças migraram de um lugar para outro, e como Jéssica e a família dão valor à cada experiência que o novo lar os tem proporcionado.

Fico bem feliz em ver o crescimento do reuso na arquitetura e décor. Essa atitude não só aguça a criatividade, mas também abre nosso olhar sobre como estamos cuidando do mundo, e que precisamos nos educar diariamente…

Quer ver mais CASAS NA NATUREZA? É só clicar nos posts abaixo:

Fotos: Gabriela Daltro / Divulgação