Juliana e Bruno deram as mãos e encararam o desafio de erguer sua própria casa na Chapada dos Veadeiros, em Goiás – um sonho do casal. Utilizando recursos da região e soluções da arquitetura vernacular, a residência em módulos funciona como um oásis no centro da cidade, que você vai amar conhecer!

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Coragem e persistência são as características do Open House de hoje, que foi lá para Cavalcante, município de Goiás, na meio casa meio jardim da gastrônoma Juliana Luz, e do arquiteto Bruno Ferreira, da Simbiose Arquitetura.

Bom, vamos do começo! Antigamente, o casal morava em Brasília e frequentava as cachoeiras e matas da linda Chapada dos Veadeiros nos momentos livres, alimentando um sonho distante de, quem sabe um dia, poder fixar residência ali. Foi então que há 4 anos, surgiu a oportunidade de eles comprarem um terreno de 300m² no centro de Cavalcante e, com orçamento enxuto, começaram a pesquisar formas baratas de tirar o projeto do papel.

Como te contei, Bruno é arquiteto e desenvolveu a residência a partir de princípios ecológicos que traduzem o estilo de vida deles, atrelando técnicas milenares da região à uma estética atual. O layout traz 100m² nada convencionais, ilustrados por três módulos separados – um social e duas suítes que parecem chalés; que são abraçados por um paisagismo de tirar o fôlego, repleto de árvores e plantas nativas.

Usando a arquitetura vernacular, que é uma forma de construção que usa materiais locais e soluções adequadas ao ambiente; Juliana e Bruno colocaram a mão na massa e ergueram a casa DO ZERO! Sim, eles mesmos construíram – demais né?! Executado em adobe, aço e taipa de pilão, o lar conta ainda com climatização natural proporcionada pela mata, jardim com ofurô e sistema de aproveitamento de água cinza, vinda dos chuveiros e torneiras.

Como eles fizeram tudo aos poucos, antes mesmo da obra ser concluída eles se mudaram para lá e foram ajustando os detalhes. A casa ficou super resistente, viva e agradavelmente rústica. Nos acabamentos, eles optaram por pedras naturais, seixos e cimento queimado, além da decoração e mobília artesanal que desenvolveram. Encontra-se também peças dos Kalungas, comunidade que vive na Chapada e que carrega a força cultural do lugar.

Com certeza esse é um dos tours que mais me ensinou e que adorei gravar! Juliana e Bruno são dignos de admiração por cuidarem com amor e, principalmente, tanto respeito da terra em que vivem. Vai conferir o vídeo e conversa com eles por AQUI para se hospedar por lá; a Ju administra as locações desse e outros imóveis ;-)

Outras CASAS NA MATA para você apreciar:

Fotos: acervo pessoal do casal / Divulgação

Construção: