Casas de vila sempre fazem sucesso aqui no Open House e hoje você vai conhecer mais uma delas, mas com bônus: uma morada alugada onde a própria moradora colocou a mão na massa para deixar a decoração com a personalidade dela! Gosta de um bom DIY? Então já começa o post apertando PLAY no vídeo abaixo com o tour:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

As tradicionais casas de vila paulistanas carregam um charme típico delas, fato que faz muitas pessoas se apaixonarem e fazerem questão de viver dessa maneira, como foi com a advogada Roberta Couto. Em uma transição apartamento-casa, Roberta alugou esta residência de 140m², onde mora com o filho e a cachorra, em uma vila simpática no bairro de Perdizes que já havia passado por reforma, mas que ela, com sua boa inquietude, quis inserir sua personalidade.

A casa rosa de portas e janelas azuis, escada em granilite bicolor original e um piso vermelho nos quartos encheu os olhos da advogada, que adora ambientes coloridos! Essa base serviu de inspiração para remodelar os espaços e, em sua maioria, ela mesma colocou a mão na massa para a transformação acontecer.

Vamos começar da fachada, que já tem uma história divertida! Uma das paixões da moradora são as plantas – você vai notar que em todos os ambientes ela faz questão de colocar um ponto verde – e, quando ela chegou na casa, sentiu a necessidade de florear o jardim da frente. Foi então que um dia ela estava na internet e viu uma amiga oferecendo as plantas com mais de 30 anos de sua mãe, pois ambas estavam indo morar no exterior. Na mesma hora Ro enviou um caminhão para lá e trouxe todas as mudas, resultando em um visual exuberante que cria uma sombra deliciosa na parte de dentro da casa.

A Ro é do tipo que assenta piso, pinta e fura as paredes sem medo! Então, ela mesma decorou e reformou os cômodos usando materiais, móveis e objetos que foram reaproveitados, herdados da família ou de seu apê anterior. Na cozinha, por exemplo, apostou em uma bancada de mármore, azulejos brancos e marcenaria azul, que contrastou perfeitamente com suas peças antigas. Antes todo bege, outro cômodo que vale destacar é o banheiro. Com uma bancada da obra de sua irmã, mobiliário solto para guardar os pertences e, através da técnica piso sobre piso, ela mesma agora está assentando os revestimentos e dando uma nova cara.

O quarto de seu filho e edícula são as atualizações mais recentes – sim, as mudanças não param por lá! Ambos carregam assinatura da arquiteta Duda Senna, que trabalhou em um projeto dinâmico e focado no programa do aluguel para que eles possam levar as estruturas para onde forem.

A felicidade que a Roberta transparece mexendo em sua casa é realmente inspiradora! Suas andanças por São Paulo e pelo mundo revelam um olhar atento às ruas que lhe permitem adquirir peças superinteressantes, agregando um significado especial. O vídeo lá do começo do post e as fotos a seguir te conduzem por essa explosão de achados antigos, elementos atuais e outros “faça você mesmo”, no qual a Ro intitula carinhosamente como “estilo casa de vó”. Aproveite <3

Mais tours em CASAS DE VILAS charmosas:

Fotos: Monica Assan / Divulgação