Projeto: Casa 2 Arquitetos | Foto: Rafael Renzo / Divulgação

Criar um quarto infantil que seja ao mesmo tempo divertido e organizado parece tarefa impossível. Mas tendo em mão algumas dicas, muitas soluções simples conseguem dar vida nova ao cômodo e criar muito espaço para a imaginação dos pequenos!

Por isso, separamos 5 dicas criativas para deixar o quarto infantil mais divertido.

1. Papel de parede

Papéis de parede são ótimos para mudar completamente o visual do ambiente sem quebra-quebra. E a mudança realmente é notável! Hoje em dia, encontramos inúmeras variedades no mercado, uma mais criativa que a outra, mas vale a pena pesquisar opções com textura ou 3D para deixar o quarto das crianças ainda mais divertido.

Além de lindo, o papel de parede também conta com fácil manutenção: basta limpá-lo com um espanador ou aspirador de pó ou, para uma limpeza mais profunda, um pano macio com água e detergente já é suficiente. Apesar de poder ser aplicado por qualquer um, recomendamos que procure um profissional para um resultado perfeito!

Caso queira inserir apenas alguns pontos divertidos no quarto, o adesivo é ideal. Rápido e fácil de aplicar, é super versátil e cria composições muito alegres! Mas atenção: essa alternativa geralmente não apresenta alta durabilidade.

2. Luminárias criativas

A iluminação indireta é a melhor opção para o quarto dos pequenos. Além de garantir a sensação de conforto, ela também pode ser disposta em diferentes pontos do ambiente. E que tal usar as luminárias como parte da composição do quarto?

Borboletas, nuvens, pássaros, estrelas… São muitas as opções de formato! A composição do quarto fica ainda mais rica com luminárias de teto temáticas e abajures com cores de lâmpada não tradicionais, estimulando a criatividade e criando um cantinho único.

E atenção: o ideal é sempre utilizar luzes com temperaturas de 2700K ou 3000K no quarto das crianças, garantindo, assim, uma luz amarela e aconchegante para noites de sono relaxantes.

3. Brinquedos na decoração

Aqui vai uma dica preciosa para o quarto infantil: incluir os brinquedos preferidos na decoração. Eles podem ser dispostos em nichos da estante ou então ganhar um lugar especial na parede, por meio de uma prateleira. Essa solução também é ótima para manter os brinquedos como recordação conforme os anos passam.

Além de brinquedos, uma ideia criativa é enquadrar camisas de futebol, sapatilhas e outros objetos para exibir nas paredes! Essa decoração personalizada deixa o quarto ainda mais aconchegante e gostoso para as crianças, esbanjando personalidade. O resultado fica lindo e é uma boa opção para substituir os brinquedos por objetos menos infantis na fase de crescimento.

4. Parede lousa

Paredes riscadas nunca mais! Isso é, apenas a que permitimos. Reservar um cantinho no quarto para a criança explorar sua criatividade é essencial para o seu desenvolvimento, e para ajudar a fazer isso de maneira organizada e agradável, nada melhor que a “parede lousa”, então já anota essa ideia. Sua execução é bem simples e fácil de fazer, seja com tinta ou papel contact.

A tinta Esmalte Seca Rápido Acetinado da Suvinil deixa a parede com cara de quadro negro, e pode ser escrita com giz ou caneta de giz líquido. Para aplicá-la, basta lixar a superfície, não há necessidade de outros preparos. E a manutenção também é simples, basta realizar a limpeza quando quiser com um pano úmido. Tintas sintéticas também funcionam super bem!

Caso não queira reservar uma parede inteira para essa função, mas apenas um cantinho divertido, opte por papel contact adesivo do formato e tamanho que preferir.

5. Cabana no quarto

Por fim, uma dica que vai deixar o quarto infantil muito mais especial: invista em uma cabana! Ela existe em diversos modelos, e o mais comum é no formato “tenda” triangular, em que algumas varetas sustentam o tecido. Caso queira colocar as mãos na massa, organizamos aqui um tutorial DIY de cabana infantil.

Essa proposta vem para substituir as cabaninhas amadoras tão comuns na infância, geralmente montadas por duas cadeiras e um cobertor. Além de ser uma solução esteticamente agradável e organizada, as crianças podem se acomodar nela para todas as suas brincadeiras ou até mesmo como cantinho de leitura. O quarto fica super funcional, organizado e divertido!

Já conferiu a matéria que publicamos sobre brinquedoteca? É uma ótima leitura para quem quer um espaço a mais para a hora da brincadeira, é só clicar aqui.

Projeto: Doob Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Casa 2 Arquitetos| Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Projeto do quarto da Thereza |  Fotos: Sidney Doll / Divulgação

Projeto da minha brinquedoteca

Projeto: Casa 2 Arquitetos | Foto: Rafael Renzo / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉