Quando se trata do nosso próprio lar, é normal que tentemos deixar tudo organizado como se um designer de interiores tivesse acabado de finalizar uma decoração milimetricamente pensada. Mas na prática não é bem assim, ainda mais quando há crianças correndo de um lado para o outro e espalhando brinquedos e o que mais dá na telha pela casa.

Assim, talvez um dos maiores sonhos de quem tem crianças em casa é dispor de um ambiente reservado para a brincadeira dos pequenos. Entretanto, montar uma brinquedoteca não é uma tarefa tão fácil assim. Além do espaço necessário, é preciso se atentar a diversos fatores importantes que fogem do óbvio. Pensando nisso, trouxe algumas dicas para quem está pensando em ter uma brinquedoteca em casa, e claro, muitas fotos de projetos interessantes para você se inspirar.

Primeiramente, é essencial lembrar que, independentemente do local que você opte por usar como brinquedoteca, ele tem que dispor de um espaço central livre, sem muitos móveis entulhados. Afinal, as crianças brincam no chão, espalham as coisas, e fazem bagunça!  Então libere um ‘vão’ para deixar os pequenos livres, como nos exemplos abaixo:

Fotos: Reprodução/ Pinterest

Outro fator importante é o tamanho dos móveis, já que eles precisam se adequar a altura das crianças que vão utilizá-los. Por conta disso, normalmente usa-se marcenaria planejada, mas se você quiser cortar gastos, aposte em pufes, futons ou até mesmo em sofás mais baixos.

Além disso, não necessariamente os brinquedos precisam ser a única fonte de diversão dos pequenos. A escolha de um mobiliário criativo tem a capacidade de transformar completamente o espaço, dar um visual interessante no que diz respeito ao design de interiores, e ainda entreter as crianças. Você pode apostar em elementos como paredes de escalada, escorregas, camarins de fantasia, estantes divertidas, lousas de giz e até mesmo cantos de leitura e arte. Dá só uma olhada:

Fotos: Reprodução/ Pinterest

E se você quiser saber um pouco sobre a importância da decoração para o desenvolvimento infantil, é só clicar AQUI.

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉