Casa inteligente, sofisticada e confortável

Home  /  Projetos  / Casa inteligente, sofisticada e confortável
11 2021

Casa inteligente, sofisticada e confortável

12 nov, 2021 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Fotos: Leonardo Giantomasi/ Divulgação

Escritório: Taguá arquitetura

Área: 202 

Local: Itu, interior de São Paulo

Ano: 2020

Uma casa inteligente, sofisticada e confortável que tirasse o melhor proveito do terreno. Esses eram os principais desejos do cliente para este projeto assinado pelo escritório Taguá Arquitetura em Itu, interior de São Paulo. 

“Criamos dois blocos retangulares distintos, ocupando as duas extremidades dos recuos laterais na área total de 400,62. Um bloco menor, posicionado na face sul, local no qual a área construída permitida era reduzida por conta da legislação, onde se localiza o setor de serviços e outro voltado para a face norte, com proporções maiores, abrigando a ala íntima. Essa decisão acabou por criar um vazio central entre os dois blocos opostos e nesse vazio posicionou-se a garagem, a área social ao centro e o gourmet nos fundos, voltado para a face oeste com uma bela vista para a área verde do condomínio.”

A partir disso, os arquitetos optaram por utilizar materiais bem diferentes entre si.

“É um sistema construtivo misto, uma vez que há uma estrutura em concreto armado e coberturas em estruturas de aço, paredes revestidas em placas de concreto da Castellato, painéis de madeira e fechamentos em vidro. Já os vazios centrais da residência receberam cada um uma cobertura metálica distinta, podendo-se destacar a cobertura da área social concebida como um telhado borboleta, que parece estar flutuando e traz iluminação indireta para a sala.”

Outro ponto importante foi a criação de espaços de convívio integrados.

“O acesso principal se dá através de uma porta de painel ripado em duas folhas, que quando aberta possibilita a vista de toda a área social, área gourmet e a piscina, proporcionando integração visual de todos os espaços e uma bela vista do pôr do sol. Na área gourmet a marcenaria foi executada em painéis de madeira ripada, para contrapor a predominância do cimento queimado presente na caixa da churrasqueira e no piso em porcelanato Roca com tons de concreto.”

Vale pontuar que todos os revestimentos e cores foram escolhidos para conversarem entre si, por mais que sejam diversos.

“Na decoração, elementos amadeirados trazem beleza, conforto e aconchego. As paredes internas receberam acabamento em painéis de madeira além da instalação de um jardim vertical na sala de jantar, trazendo um pouco de verde para o ambiente interno. A cobertura metálica recebeu um belo forro em madeira mesclada de cumaru e peroba rosa, trazendo um ar de sofisticação e aconchego para estes espaços. Já a cozinha tem um piso de ladrilho hidráulico da Colormix que assume o protagonismo do espaço. No geral, decidimos utilizar poucos elementos decorativos para tornar tudo mais sóbrio e minimalista, abusando da madeira, vidro, elementos pretos, cimento queimado e concreto aparente.”

Além disso, destaca-se a piscina disposta em forma de raia.

“O seu formato garante a incidência de sol o ano todo e o revestimento foi feito com pastilhas pretas da Cerâmica Atlas, o que trouxe personalidade e pôde sair um pouco do convencional. Ao lado da piscina foi criado um deck que, além de ser uma extensão da área gourmet, também serve de mirante.”

Fotos: Leonardo Giantomasi/ Divulgação

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Industrial e Moderna

Compartilhar no WhatsApp Fotos: Leonardo Giantomasi/ Divulgação Escritório: Taguá arquitetura Área: 202m²  Local: Itu, interior de São Paulo Ano: 2020... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo