Apartamento em Lisboa com pé direito duplo e referências portuguesas

Home  /  Projetos  / Apartamento em Lisboa com pé direito duplo e referências portuguesas
09 2021

Apartamento em Lisboa com pé direito duplo e referências portuguesas

22 set, 2021 | Apartamentos, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Fernando Guerra/ Divulgação

Escritório: Estúdio Obra Prima

Área: 400

Local: Rua da Moeda, Lisboa

Ano: 2020

Um apartamento com características da época de construção que precisava ser restaurado e ter sua decoração repensada em um estilo mais moderno. Esse foi o desafio assumido pelos arquitetos do Estúdio Obra Prima para este projeto na Rua da Moeda em Lisboa, Portugal.

“O apartamento fica próximo ao Cais do Sodré, região que em 2017 passou por um processo de requalificação do espaço público e renovação da sua zona central. Por estar em um edifício centenário de seis andares, o imóvel acabou passando também por um processo recente de retrofit.”

E essas características de época foram bem aproveitadas no projeto.

“O imóvel tinha nele todo um piso de madeira da época em que foi construído, paredes com o mesmo revestimento da fachada do prédio e esquadrias originais. Nós mantemos todos esses elementos, mas nos preocupamos em restaurá-los.”

Além disso, os espaços foram pensados de maneira integrada.

“Ao adentrar no apartamento, o hall dá as boas-vindas com uma janela que se vira para um jardim externo e convida para entrar em suas amplas salas com pé-direito duplo. A cozinha foi integrada à sala a partir da derrubada da parede que a separava e da adição de uma porta em esquadria de ferro. Tudo isso deu uma sensação maior de amplitude aos espaços e, ainda na área social, um espaço para charutaria foi pensado para receber os amigos. Nele, optamos por usar um neon que faz referência a música portuguesa na parede.”

Vale ressaltar também algumas obras de arte e peças de mobiliário do acervo dos proprietários.

“Na decoração, mistura-se o mobiliário brasileiro de Jader Almeida com o mobiliário português Fuschini. Ainda na sala, poltronas originais Le Corbusier foram restauradas, dando um toque de modernidade ao espaço. Quanto à iluminação, peças de antiquário estão espalhadas por todo apartamento e se mimetizam à estética do imóvel.”

Outro ponto de destaque do projeto é o quarto das crianças.

“Optamos por uma paleta de cores clara, com tons neutros, que também marcam os revestimentos da área do outro quarto e banheiros. Os beliches compõem harmoniosamente o ambiente, que conta ainda com mesinhas também da marca de mobiliário portuguesa Fuschini.”

 referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas referências portuguesas

Fotos: Fernando Guerra/ Divulgação

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo