Foto acima: Tapete Kilim Ninja Off White Dark Blue – by Kamy / Dilvugação

Elemento de decoração que existe há milênios, o tapete realmente faz diferença na temperatura e acolhimento dos ambientes, e neste post vamos falar sobre um modelo amado no Brasil: o Kilim!

A verdadeira história do Kilim ainda é um mistério, pois sua existência é realmente muito antiga, então partamos da informação de que seu nome significa dupla face e tem origem turca, para entendermos melhor suas características. O Kilim é conhecido por não possuir pelos, ou seja, ao contrário dos demais tapetes, a confecção acontece através de laçadas por entre fios da urdidura, como se fosse um bordado.

Tecido por povos nômades de países do oriente como Turquia, Irã, Rússia, China, Paquistão, Marrocos e Índia; cada lugar imprime seu estilo e cultura nos tapetes. O uso pode se estender de acordo com a necessidade, desde o transporte de mercadorias à decoração de altares religiosos, e o mesmo acontece com as estampas: os kilins turcos, por exemplo, seguem as leis do Alcorão e não possuem figuras animais ou humanas, situação que já acontece nos modelos indianos.

Foto acima: Juli Kosolapova – Unsplash / Divulgação

Foto acima: Nasim Keshmiri – Unsplash / Divulgação

Como te disse anteriormente, esse tipo de tapete não possui pelos e então é perfeito para o clima do Brasil. Os kilins são tecidos feitos manualmente em fio contínuo e com produtos naturais (lã ou algodão), e geralmente podem ser usados dos dois lados. Hoje em dia com o aperfeiçoamento da técnica, a variedade cresceu bastante em relação às tramas, formatos, desenhos e estilos, destacando-se os listrados, geométricos, ikats (técnica com desenhos das regiões da Guatemala, Camboja, Índia, Espanha e Indonésia), os mais tradicionais e os com motivos brasileiros – tem uns coloridos lindos!

Fotos acima: Tapete Kilim Fields Degrade Rosa e Kilim Karabagh | Tapete Kilim Folke Zili Juta e Kilim Concretista – by Kamy / Divulgação

Dá para notar que o Kilim é bem democrático e, respeitando à técnica original, molda-se ao longo das culturas. Ele pode ser incorporado em qualquer décor, agregando acolhimento e personalidade à casa e, além disso, é fácil de ser higienizado, mas claro, nunca deixe de checar com o fornecedor como limpá-lo adequadamente ;-)

E você, já conhecia o Kilim? Para te ajudar na hora de identificar essa peça, a Francesca Alzati, diretora da by Kamy – empresa expert em tapetes, tem algumas dicas:

Kilim não é um estilo ou design, mas sim uma definição de tecitura: quer dizer ‘sem pelo’. Ele pode ter texturas variadas e desenhos diferenciados e coloridos, além ser feito tanto de matéria-prima natural, como sintética. A maioria dos tapetes Kilim pode ser utilizado dos dois lados e são ótimos para o Brasil, pois é prático e vai super bem nesse clima quente e tropical.

Foto acima: Kadu Lopes / Divulgação (Tapete Kilim Karabagh 6 da by Kamy | Projeto: Marina Linhares CASACOR 2016)

Foto acima: Tapetes Kilim Fields Degrade – by Kamy / Divulgação

Foto acima: Emerson Alves / Divulgação (Tapete Kilim Mosaico Multi 3 – by Kamy | Projeto: Casa Conceito Jacques Janine 2021)

Foto acima: Tapete Kilim Concretista Mix Grey e Mix Blue – by Kamy / Divulgação

Foto acima: Emerson Alves / Divulgação (Tapete Kilim Freedom Senegal Off White Bic 3 – by Kamy | Projeto: Casa Conceito Jacques Janine 2021)

Mais posts sobre TAPETES, para quem assim como eu adora o assunto:

Foto acima: Tapete Kilim Frevo Mix Color – by Kamy / Divulgação

Fotos: Kadu Lopes / Divulgação (Tapete Kilim Raya Light Blue – by Kamy | Projeto: Marina Linhares CASACOR 2017)

Foto acima: Tapete Kilim Couraça – by Kamy / Divulgação

Foto acima: Sina Saadatmand – Unsplash / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉