Faz tempo que não falo sobre lavabos por aqui, mas sempre que revisito o assunto lembro de como gosto do fato de ser um cômodo pequeno, mas que ao mesmo tempo nos permite milhares de possibilidades no décor. Revestir as paredes com papel, tecido, uma pintura diferente ou até mesmo colocar espelho em todas elas; o lavabo é um ambiente que não usamos frequentemente, mas que quando recebemos hóspedes ou visitas em casa, ele acaba funcionando como cartão de visita. Hoje resolvi trazer uma ideia bem interessante para quem quer dar um UP de forma rápida e personalizada: quadros no lavabo – não um ou dois, e sim vários!

Quadros são elementos decorativos que realçam a decoração de qualquer cômodo da casa, e nos banheiros não é diferente. Peças que dizem muito sobre nossos gostos e personalidade, é importante que os moradores, mesmo que minimamente, tenham alguma ligação com os adornos que serão adicionados ao lavabo. Na casa da minha mãe, por exemplo, ela emoldurou alguns desenhos e pinturas que eu e meu irmão fizemos no período da escola e, sempre que entro no ambiente tenho boas lembranças, fora que as molduras já contam um pouquinho do estilo de decoração que veremos ao longo da morada. As texturas, cores, desenhos e formatos são efeitos que vão determinar a atmosfera, e é possível explorá-los de algumas maneiras:

Movimento e descontração:

  • imagens parecidas em molduras com cores e formatos diferentes, mesclando clássicas e contemporâneas – mais ousado rsss;
  • determinar uma moldura de mesma cor para todas as imagens, mas de diferentes tamanhos e espessuras;
  • aplicar um papel de parede estampado, ou pintar a parede com uma cor escura e, em seguida, sobrepor molduras de estilos diferentes.

Repetição e ordem:

  • mesma moldura para todos os quadros, sem alterar formato, cor ou espessura;
  • imagens da mesma cor e estética, como preto e branco por exemplo, organizados na vertical e horizontal;
  • quadros alinhados e enfileirados.

Os quadros podem trazer ilustrações, mensagens, fotografias, pinturas, paisagens, estampas e fundos lisos, como falei lá em cima, o que importa é estar alinhado com aquilo que pessoalmente adoramos. A construção da galeria pode ser feita ao longo do tempo, conforme novas peças vão chegando de uma viagem ou um presente especial, por exemplo. Um jeito fácil de montar a composição, é posicionando a maior peça em uma parede que ainda esteja vazia, e ir adicionando os quadros menores em seguida. Para quem gosta de um visual mais cheio, vale incluir outros objetos entre os quadros, como ganchos, esculturas de parede e etc.

Mesmo em espaço reduzido como no caso do lavabo, sempre temos a verticalidade das paredes à nosso favor, permitindo que, com planejamento e uma boa composição, cada cantinho seja explorado. Por isso inclusive, os quadros acabam sendo uma ótima pedida para não interferir na circulação, ou seja, é uma forma de adicionar volume e textura sem que o ambiente fique apertado. Outro ponto a ser observado, é que alguns lavabos têm janelas pequenas e outros, apenas iluminação artificial indireta, então os quadros menores são ideais para criar sensação de amplitude nesses casos, dando vida à uma linda galeria que pode ir nas paredes livres do chão ao teto, parte superior do vaso sanitário e até atrás da porta.

Essa estética dos quadros no lavabo agrada tanto quem é adepto à estilos mais clássicos, quanto contemporâneos; bem democrático! Selecionei algumas imagens de inspiração que permeiam todas essas linguagens e, no final, espero você me contar nos comentários se adotaria esse elemento aí na sua casa ou apartamento ;-)

Outras ideias de décor para Lavabos:

Fontes: Westwing.com.br, Comprandomeuape.com.br
Imagens: Architecturaldigest.com, Lifebylufe.com.br, Mydomine.com, Cityhomepdx.com, Decohome.de, Archdaily.com, Papernstitchblog.com, Casacasada.com, Apinterestaddict.com, Apartamenttherapy.com, Arquitrecos.com, Limaonagua.com.br, Thefoxandshe.com, Desiretoinspire.net, Jestcafe.com, Houseandgarden.co.uk, Weheartit.com, Housebeautiful.com, Onekingslane.com, Wallpaperdirect.com, Redbubble.com, Houzz.com