Papo de Paisagista – Plantas em Lavabos e Hall de elevadores – Sim ou Não?

Oi gente tudo bem com vocês? Por aqui continuo trabalhando para levar o verde à vida das pessoas e poder ver cada vez mais conexão com a natureza, mesmo que seja em grandes centros urbanos as vezes um pouco “desconectados”. A boa notícia é que tem pessoas que gostam tanto de plantas que colocam as verdinhas em tudo quanto é lugar da casa e acabam criando pequenas florestas, o que eu acho incrível e incentivo sempre !!!

Mas vamos analisar um fato? Tem alguns lugares que são um pouco difíceis de cultiva-las não é mesmo? Por exemplo alguns hall de elevadores e lavabos sem nenhuma janela ou qualquer abertura que permita entrada de um pouco de luz.

Dessa vez eu estou aqui para “sugerir” (para não ser radical), que pensem duas vezes antes de colocar plantas naturais nesse tipo de ambiente, inclusive para não adquirirem um problema futuro com manutenção.

Mas antes de falar das plantas de sombra, selecionei alguns exemplos de ambientes que não têm luz natural e portanto, nenhum deles fez uso de plantas em sua composição e eu os considero bem interessantes e criativos.

 

 

E vocês devem estar pensando… mas e as espécies de sombra que são indicadas para ambientes internos?

Sim, temos muitas opções de folhagens e espécies de Palmeiras que adoram sombra como por exemplo as Aglaonemas, Aspidistras, Marantas, Calatheas, Philodendros, Raphis e outras tantas.

A questão é: ELAS AGUENTAM TANTA ESCURIDÃO?

Calatheas

Philodendro Pacová

Pessoal, quando a gente diz planta de sombra não queremos dizer BREU total !!! Ambientes internos sim, mas que ofereçam uma condição mínima de vida, por favor.

Desculpem pegar pesado nos termos mas é bem isso que acontece, as plantinhas nessas situações extremas tentam literalmente sobreviver e claro, vivem menos do que sua vida útil normal. Isso porque elas ficam fracas, com baixa imunidade mesmo e acabam ficando doentes.

Mas podemos escolher diferente, ao invés de praticar o “abandono de incapaz” (como diria um grande amigo e mestre do paisagismo brasileiro) vamos escolher não judiar das plantinhas? Vamos optar por oferecer-lhes boas condições e quem sabe até dedicar algum tempo do nosso dia para cuidá-las?

Mas voltando ao assunto dos ambientes “insalubres” rs… que tal enfeitar o hall do elevador e o lavabo com folhagens e flores de corte em vasos com água? Esses arranjos podem ser trocados semanalmente e além de mudarem o visual de vez em quando, ainda trazem vida para esses cantinhos.

Eles podem ser simples e fáceis de montar (como essas referências que eu separei) mas ainda assim serem criativos e combinarem em tantos ambientes diferentes.

 

Bom, espero que tenham gostado do tema e se quiserem perguntar ou comentar, fiquem à vontade pois estarei sempre à disposição para conversar com vocês.

Até nosso próximo encontro !!!

5 Comentários

  1. mary pinheiro setembro 19, 2018 em 3:25 pm - Responder

    Juliana,gostei do texto,mas o principal da materia que sao os nomes das plantas,achei fraco.gostaria que tivesse uma lista mais longa.obrigada mary

    • Juliana Freitas setembro 27, 2018 em 7:09 pm - Responder

      Oi Mary, tudo bem?
      Alguns nomes que eu mencionei são Gêneros botânicos que têm muitas espécies inseridas. Para vc ter idéia um dos generos que citei é o de Calatheas e menciono aqui algumas espécies delas, por exemplo: Calathea albertii, Calathea allouia, Calathea cylindrica, Calathea crocata, Calathea lancifolia, Calathea loeseneri, Calathea louisae, Calathea makoyana, Calathea orbifolia, Calathea ornata, Calathea roseopicta, Calathea rufibarba, Calathea sanderiana, Calathea undulata, Calathea warscewiczii, Calathea zebrina, e outras.
      Mas se vc quer saber mais opções de gêneros, temos também para sombra as Pinangas, Chamaeodreas, Samambaias, Dracenas… e eu te gantanto, cada um desses englobam centenas de espécies. Opção é que não falta !!! Espero ter ajudado e agradeço a sua pergunta, muito obrigada !!! bjos

  2. Henrique setembro 20, 2018 em 9:23 am - Responder

    Adorei as dicas! há tempos procurava por material sobre o assunto e nunca achava! obrigado!

    • Casa de Valentina setembro 20, 2018 em 4:43 pm - Responder

      Amei ler o seu comentário, obrigada Henrique.

    • Juliana Freitas setembro 27, 2018 em 7:11 pm - Responder

      Obrigada Henrique, fico feliz que tenha gostado !!!

Deixar Um Comentário