03 2014

Open House | Marcia Peluffo Zahran

10 mar, 2014 |

Depois de muita espera, pesquisas e ajustes, temos o orgulho de apresentar o novo Casa de Valentina. Sim, novo de novo – porque evoluir deve ser um objetivo constante, e a gente leva isso muito a sério. Como vocês já devem ter percebido, o Casa de Valentina ganhou um layout ainda mais bacana, um formato inovador e muitas funcionalidades que não existiam antes. Mas não queremos estragar a surpresa né? O legal é vocês irem descobrindo essa versão Beta aos poucos e inclusive nos dando opiniões sobre cada detalhe do site para que possamos deixá-lo ainda melhor.

E é também um dia especial pois tiramos da gaveta uma ideia que minha mãe havia me dado há um bom tempo: resgatar a seção Open House que existia no primeiro blog. No espaço eu apresentava diversas casas de leitores que caprichavam no décor e me mandavam as fotos para o post.

Pois bem, resolvemos melhorar ainda mais a ideia e convidamos uma grande amiga minha, que é uma fotógrafa incrível, para registrar esses espaços tão queridos e lindos. Então, sempre no começo das semanas postaremos uma casa especial, fotografada pela Julia Ribeiro.

CASAS COM ALMA E

MARCAS DA FAMÍLIA.

É O QUE VEREMOS  AQUI

TODAS AS SEGUNDAS

E para inaugurar a seção achei que seria justíssimo começar pela casa de quem teve a ideia original, a da minha mãe, Marcia Peluffo Zahran!

Escrever sobre essa casa não é difícil, conheço cada cantinho dela e vivencio diariamente a rotina dos espaços. Mas foi interessante ler o questionário que minha mãe respondeu sobre o que a agrada mais no bairro e também na construção em si. Vou contar um pouco para vcs.

Minha mãe mora nesta casa com o meu pai, Caio, e com o Telê, um Jack Russel engraçadíssimo que um dia foi do meu irmão, que agora tem 2 endereços – vive em Pinheiros, mas está sempre na casa dos nossos pais – então posso dizer que o Telê foi quase adotado.

O terreno fica no bairro da Chácara Flora, em um condomínio fechado. Como os meus pais moraram anos em Cuiabá, queriam uma casa que lembrasse a de lá e conseguiram. Eu e o meu irmão temos ótimas memórias do MT e foi muito bom crescer em um lugar semelhante em outro estado.

A casa é cercada pelo verde da Chácara Flora que, diga-se de passagem, é bem farto. O clima geral do condomínio é um dos motivos pelo qual meus pais gostam tando de lá. Imagine um espaço onde a Mata Atlântca é super preservada – inclusive com um pequeno bosque natural – vizinhos amigos, um sossego pleno no meio do agito da cidade e ainda pertinho do Brooklin Velho, bairro que meus avós e tios moram. Nem parece São Paulo!

No meio de uma decoração mais clássica… “coloquei alguns objetos de meus avós, sogros e pais. E também quadros de pintores do Centro-Oeste, região em que nasci, morei e fui feliz. O mix disso tudo resultou em um clássico/alegre”.

Pois é, em cada detalhe dá para perceber a presenças dos moradores. Cada quadro, cada móvel, cada obra de arte chegou com uma história e escolhas muito particulares, é isso que chamam de casa com alma.

Um exemplo é a tapeçaria Aubusson verdur que minha mãe procurava há um bom tempo e a Bia, muito amiga dela, encontrou quando estava viajando e na hora reservou a peça que depois foi para a sala de jantar com destaque especial.

E para terminar a visita, uma última pergunta: o que faz da sua casa um lar? 

"O LAR PARA MIM

É ONDE NOS SENTIMOS BEM,

GUARDAMOS O PASSADO,

VIVEMOS O PRESENTE

E AGUARDAMOS O FUTURO"

E não para por aí… "o lar é onde vivemos com quem gostamos em um ambiente agradável. Já morei em diversos tipos de casas: pequenas, grandes, modestas e elegantes e todas foram um lar para mim".

Espero que vocês tenham gostado do primeiro Open House desta nova fase do Casa de Valentina :-)

Fotos por Julia Ribeiro