Como o próprio nome anuncia, a pintura setorizada é uma forma de delimitar um espaço, técnica essa que tem sido muito utilizada principalmente por quem busca reforma rápida e expressiva. Durante o isolamento social, esse tipo de pintura esteve em voga, pois é um jeito fácil de trazer mais personalidade ao ambiente e ainda economizando tinta. Prioritariamente, existem três tipos de pinturas setorizadas: a meia parede, efeito caixa e a parede gráfica, e é sobre essa última que vamos falar, mais precisamente, sobre os arcos!

CONHECENDO UM POUCO DA HISTÓRIA:

Na antiguidade, os construtores dispunham de poucos materiais para fazer suas construções, entre esses, a pedra. Por mais difícil que fosse a remoção, as pedras eram resistentes à compressão e apresentavam maior durabilidade, e então foram desenvolvidas técnicas para aproveitá-la melhor, como os arcos. Foram os etruscos que inciaram o uso desse formato, e tempos depois, os romanos aperfeiçoaram a construção, que se tornou marca registrada deles.

O arco tem função prática de distribuir a carga, podendo ser usado em dimensões monumentais, e também como elemento decorativo – um dos mais relevantes e consistentes no universo de arquitetura e decoração. Com várias aplicações, ele pode aparecer em escala maiores como em pontes, viadutos, aquedutos e etc; ou em portas, janelas, móveis e objetos. O interessante da evolução é que cada época nos apresentou um arco diferente para chegarmos nas mais variadas maneiras de usá-lo:

  • Estilo românico: arcos plenos e a cantaria;
  • Renascimento: arcos redondos e coberturas abobadadas;
  • Maneirismo: arcos no interior da construção.

SETORIZANDO COM ARCOS:

Hora da pintura! Em vez de colorir todo o ambiente, subir uma parede ou colocar um móvel para dividir os cômodos, já pensou em desenhar um lindo arco na sua parede? Essa técnica de pintura é excelente para quem vive em espaços menores, e pode abranger desde uma cabeceira de cama, à delimitação de uma pequena prateleira, por exemplo.

Por ter linhas retas e uma ponta arredondada, o arco funciona super bem como base para peças de decoração e mobiliário, quebrando qualquer monotonia no espaço. Esse efeito é ideal para quem gosta de soltar a imaginação e investir nas cores, figuras e sobreposições de tintas ou peças decorativas, de um jeito leve e personalizado:

Ideias de onde usar a pintura arqueada:

  • Delimitando um cômodo, principalmente quando é integrado à outro ambiente. Alguns exemplos são halls de entrada e salas de jantar – fica bem charmoso;
  • Para destacar itens especiais de décor ou móveis, como vasos de plantas, luminárias, mesas, poltronas e etc;
  • Fazendo as vezes de cabeceira;
  • Emoldurando portas, janelas e demais aberturas;
  • Para decorar escadas e corredores – áreas muitas vezes esquecidas;
  • Marcar cantos de paredes para suavizar e integrar as linhas retas;
  • Funcionar como tema para quartos infantis.

Escolhido o local e a depender do visual que se quer atingir, é possível:

  • Fazer o arco com apenas uma cor, podendo ser um tom forte ou, aos discretos, tons pastel;
  • Sobrepor tonalidades;
  • Criar degradê;
  • Criar linhas coloridas dentro do arco;
  • Misturar esse desenho com outras formas geométricas;
  • Fazer apenas uma linha arqueada, sem preencher o interno.

Bem diversificado, hein? As imagens a seguir são para ilustrar todas essas ideias e, já adianto, são pratos cheios para quem pensa em dar um UP no décor rss Aproveite para se inspirar e depois me conta nos comentários se você mudou algo na sua casa durante a quarentena, vou adorar saber ;-)

Arcos em cenários infantis: lúdico e charmoso <3

Fontes: Youtube.com, Mat.uel.br, Casavogue.globo.com
Imagens: Archdaily.com.br, Carla-natalia.com, Society6.com, Modellocustomstencils.com, Solsticeinteriors.com, Westelm.com, Plantyrings.com, Instagram.com, Jankacelik.art, Dewildesalhab.com, Mystylevita.com, Entertmyattic.com, Muralswallpaper.com, Entermyattic.com, Mamaeachei.com.br,Apartmenttherapy.com, Oleanderandpalm.com, Clare.com, Etsy.com, Bobvila.com, Thekitchn.com, Madeofsundays.com, Domino.com, Elledecor.com, Clearoundthecorner.com, Casavogue.globo.com, Smlounge.co.kr

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉