Pergolado

Escritório: Josi Melo // Fotos: Clodoaldo Costa/ Divulgação

Quem me acompanha pelo Instagram sabe o quanto eu gosto de espaços externos aconchegantes, onde é possível reunir família e amigos sem se sentir sufocado por um ambiente fechado demais. E para criar essa atmosfera, uma boa ideia é utilizar um pergolado, que consiste basicamente em uma estrutura de pilares ou colunas que sustentam um telhado com vigas ou treliças paralelas. 

Também conhecidos como pérgolas, os pergolados eram usados originalmente em áreas de cultivo de uva, pois a estrutura permitia que os galhos crescessem horizontalmente, o que facilitava muito a colheita. Essa funcionalidade nunca foi abandonada nas vinícolas, mas hoje em dia já se observa outros jeitos de se utilizar os pergolados, como por exemplo para cobrir uma área de lazer ao ar livre, ou até mesmo um ambiente interno.

Pensando nas inúmeras possibilidades, decidi trazer alguns pergolados bem pensados para que você possa se inspirar e, quem sabe, incorporar essa estrutura em seu próprio lar. E se você quiser conferir algumas dicas sobre as melhores espécies vegetais para se cobrir um pergolado, é só clicar AQUI.

Projeto: Sandra Sayeg Arquitetura // Fotos: Tuca Reinés/ Divulgação

Escritório: Espaço do Traço // Fotos: Lio Simas/ Divulgação

Escritório: João Jadão e Catê Poli // Fotos: Julia Ribeiro/ Divulgação

Escritório: Isabela Trevizan // Fotos: Estúdio Paralelo/ Divulgação

Projeto: Sandra Sayeg Arquitetura // Fotos: Tuca Reinés/ Divulgação

Escritório: Josi Melo // Fotos: Clodoaldo Costa/ Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉