Foi através de convites da querida Cristina Barbara para dois jantares incríveis que conheci o apartamento do chefe de cozinha Maurizio Remmert, e em ambos pensei: “Preciso gravar Open House nessa cozinha URGENTE!”. O Maurizio e a Cris são casados e ela, arquiteta, concebeu todo o projeto de interiores do apê que tem a cozinha mais moderna que já conheci em uma casa real! Se você é fã de cozinhas, cola no Open House dessa semana que, sem dúvidas, está um prato cheio! hahaha

O simpaticíssimo Maurizio é italiano, mas mora no Brasil há muitos anos. Seu apartamento de 230m² em Alto de Pinheiros reflete bem essa miscigenação; pois enquanto na decoração encontramos peças antigas ou de família com traços bem tradicionais da Itália, a modernidade da vida urbana em São Paulo se faz igualmente presente nos aparelhos, que já já você vai entender melhor sobre.

A Cris me contou que a morada passou por várias reformas e só parou quando, por fim, eles fizeram a bancada gourmet onde era a antiga sala de jantar, integrando todos os ambientes sociais da casa. O final dessa obra então resultou em duas cozinhas para o Maurizio, que tomei a liberdade de chamar aqui por gourmet e a outra, cozinha técnica. A estrutura da cozinha gourmet é realmente impressionante, além da marcenaria de linhas retas e definidas, os eletros são de última geração e com tecnologias para lá de bacanas. Claro que, em meio a tanta informação nova, não pude deixar de questionar o chefe sobre sua peça favorita no apartamento e me surpreendi com a resposta:

“Todos os aparelhos da minha cozinha são especiais, mas vou citar meu fatiador de frios Berkel, peça manual, bem antiga, mais precisamente de 1910, e que tenho muito apreço. Só corto meus frios aqui!”

A Berkel tem uma história bem interessante e a Cris me mandou um link que conta tudo com detalhes, é só clicar AQUI ;-)

Ao longo da minha passagem por lá, nem hesitei em perguntar sobre o ambiente favorito do Maurizio, já que a resposta vinha a todo momento… A cozinha gourmet é a área que eles mais aproveitam e é por lá que, durante as recepções de amigos e familiares, eles conversam, apreciam um bom vinho e compartilham as receitas do chefe – digo por experiência própria: a bancada te convida mesmo para bons papos! Acredito que esse seja o perfeito exemplo de quando as criações do proprietário se assumem como protagonistas da residência, não é? Achei maravilhoso!

A cozinha técnica se estende até a lavanderia e termina em um espaço bem legal do apê, mas vou deixar para te mostrar amanhã, junto à receita exclusiva que vai rolar aqui no blog e ao vídeo de tour no Youtube que fiz com o casal. Dá para perder tudo isso? Claro que não! rsss Espero você e, enquanto isso, dá uma olhada nessas fotos de babar:

Fotos: Rafael Renzo