Uma casa com arquitetura de 1973, que mantém sua originalidade e com um décor que é simplesmente a cara da dona! Posso apostar que todos esses elementos aguçaram a sua curiosidade para conhecer a nossa convidada do Open House dessa semana, e sua morada para lá de especial: Claudia Pixu.

Sei que muitos(as) que me acompanham aqui no blog conhecem a Pixu, mas acho interessante uma breve introdução sobre o que ela faz. Produtora fotográfica, a Pixu trabalhou por 30 anos em revistas como Cláudia, Elle, Casa e Jardim e Casa e Comida. Com a mudança do mercado editorial, passou a fazer produção para marcas, hoje com bastante foco nas redes sociais e, além disso, coordena workshops de mesa posta por todo Brasil, mas aqui na cidade de São Paulo, a maior parte deles acontece dentro da casa dela.

Conheço a Pixu há anos e, quando entrei na residência de 300m² na Vila Inah, bem no miolo do Morumbi, eu a enxerguei em todos os cantos. A Pixu me contou que não conhecia essa parte da cidade quando estava procurando casa para comprar, ela veio mais pela curiosidade em uma outra residência na mesma rua, e acabou se apaixonando pela localização e tranquilidade. Mesmo com a certeza de que gostaria de morar ali, sua casa atual apareceu após um ano de procura que, voilà, tinha tudo que ela queria: quarto para cada filha – ela tem duas -, escritório, sala de TV e, o principal, um jardim.

“Digo que não sou fã de morar em São Paulo, mas não sei se me acostumaria com a vida de interior, pois aqui eu tenho tudo… Gosto desse bairro por isso: uma mistura de cidade grande, com o sossego de cidade pequena.”

Reflexo do seu trabalho como produtora, a Pixu tem boas ideias para transformar peças, dar mais de uma função aos objetos, reformar o mobiliário e todos esse fatores definem a atmosfera do espaço, que é vivo e dinâmico! A decoração é descompromissada; ao mesmo tempo que existe uma enorme quantidade de detalhes, cada um deles teve seu momento para chegar onde está, o seu porquê e pode ser facilmente mudado de lugar. Durante as mudanças na decoração da casa, a Pixu sempre conta com a ajuda da decoradora e grande amiga Adriana Penteado, sócia do Estúdio APJH, e o jardim, que está em construção, tem recebido as mãos do paisagista Edu Bianco:

“Tenho dois lugares aqui em casa que guardo minhas peças para produção e workshops: a copa e um depósito na área externa. Tenho um acervo que se renova o tempo todo, tudo fica à mão e a cada oportunidade, surge uma nova ideia para usar as peças de maneiras diferentes.”

Quem acompanha o Open House sabe que, o que mais me encanta em uma morada, são as histórias e a relação das pessoas com cada cantinho dela e, assim como a Pixu é SUPER alto astral, sua casa rende boas conversas que não cabem em uma parte só. Então não deixa de voltar aqui amanhã para ver a área íntima, e algumas curiosidades sobre os favoritismos da produtora dentro da casa. Além disso, vai ter vídeo imperdível com um tour divertidíssimo que fiz com ela por lá! Te espero ;-)

Fotos: Rafael Renzo

Aaah! A Pixu passou algumas marcas que estão presentes no décor e mobiliário da casa dela, anota aí: