Com esse frio que está fazendo aqui em São Paulo, nada melhor do que uma lareira para se aconchegar, ainda mais se você é friorenta que nem eu rss. Lareiras a lenha, a gás, com chaminé, na área externa, ecológicas e até mesmo portáteis. 

As opções são tantas que fica até difícil escolher a melhor forma de se esquentar neste inverno, por isso trouxe aqui, com a ajuda da arquiteta Sabrina Aron, algumas dicas sobre diferentes tipos e estilos de lareira. Assim você pode se inspirar e escolher a que mais te encanta e que melhor se insere nas suas necessidades.

À lenha: “As lareiras à lenha tem o charme dos estalos da lenha quando o fogo está mais alto. Elas geralmente são as mais charmosas, mas precisam de um duto de exaustão e por esse motivo nem sempre é viável o uso dela em apartamentos.”

Foto: Reprodução/ Dragana_Gordic

Fotos: Reprodução/pvproductions

Elétricas: “As lareiras elétricas apresentam uma chama virtual, ou seja, não necessitam de lenha ou gás, o que torna mais fácil incorporá-las no design de interiores. Mas em compensação, esse tipo de lareira é o que mais gasta energia.”

Foto: Central das lareiras/ Reprodução
Foto: Tedxtuj Decors/ Reprodução

A gás: “As lareiras a gás precisam de um ponto de chegada de gás, por isso já devem ser previstas no projeto de arquitetura, e não apenas no projeto de decoração. Elas têm um consumo inferior de energia em relação a lareira elétrica, podendo ser usadas por um período de tempo maior.”

Foto: Reprodução/ Freepik

Ecológicas: “São as mais simples de implementar devido a seu caráter portátil. Podem ser inseridas em uma casa ou apartamento já prontos, sem precisar de tubos de exaustão para chegada de gás ou energia, o que as torna práticas, podendo ser acendidas em qualquer ambiente. O fogo é acendido com álcool, biofluido ou etanol.”

Fotos: Reprodução/ Pinterest

“Em todas as alternativas é muito importante que os materiais que ladeiam a lareira sejam resistentes ao calor.”

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉