O hall de entrada antes era um pouco esquecido nas casas e apartamentos pequenos, geralmente o último da lista nas reformas, mas de uns tempos para cá esse espaço tem recebido a devida atenção, e tem sido incorporado também nesse tipo de residência. O hall é a primeira impressão da casa, seja ele um cômodo separado ou acoplado ao corredor de entrada, então vale pensar em uma estética mais interessante, lembrando sempre de sua principal característica: funcionalidade.

O entra e sai da rotina exige uma organização, e o cômodo em questão pode ajudar bastante nisso. O mobiliário e elementos decorativos serão essenciais para armazenar aqueles objetos que usamos diariamente e que precisam ficar a mão, além de criar uma entrada bem charmosa e receptiva. Vou te mostrar algumas dessas peças para estruturar um hall charmoso em pouquíssimos m², aproveite para se inspirar!

Pensando em Organização e Praticidade:

  • Gancho de parede, cabideiro, arara ou mancebo: ótimos para pendurar casacos, bolsas e afins. No mercado, encontramos vários formatos, cores e materiais, fica bonito e prático. Existem armários únicos para casacos, que são compridos e estreitos, mais uma opção para quem tem um pouco mais de espaço.
  • Porta chaves: bem comum na entrada das casas em geral, hoje encontramos modelos compactos e até personalizados.
  • Porta cartas/documentos: ajuda muito na organização de contas e papéis que eventualmente recebemos.
  • Porta guarda-chuvas: não quer molhar a casa quando chegar da rua, esta aí a solução. O porta guarda-chuvas ao lado da porta é um facilitador e as lojas hoje dispõe de modelos bem interessantes.
  • Prateleira, aparador ou nicho: qualquer uma dessas opções, embutidas na parede, economizam espaço e servem como apoio para objetos pessoais, decoração ou aquele item que você não pode esquecer de pegar ao sair de casa.
  • Quadro de avisos: aqui vale lousa branca, cortiça ou parede pintada com tinta que imita quadro escolar. É um jeito fácil de deixar recados de tarefas ou lista de compras, por exemplo.
  • Sapateira: para quem prefere tirar os sapatos antes de entrar em casa, um móvel dedicado à eles será fundamental para não acumular bagunça na porta. Sapateiras, estantes de piso ou até bancos compridos cumprem bem esse papel.

Caso você seja do time que tira os calçados e faz questão que seus convidados façam o mesmo, é gentil deixar um cesto no hall com pantufas, chinelos ou alpargatas de tamanhos variados, para que eles possam andar de forma confortável pelos ambientes. Um banco ou cadeira onde possam se sentar e calçar os sapatos também é bem-vindo.

Hora de Decorar:

Antes mesmo de pegar prego e martelo para instalar os itens citados acima, analise se vai querer instalar um papel de parede ou fazer uma pintura diferente, como portas coloridas ou desenhos geométricos, é uma maneira rápida e criativa de mudar completamente o visual do hall. Feito isso, posicione os móveis e inicie o processo de decoração, ao redor ou sobre eles, agregando volume e personalidade ao seu cartão de visita, com objetos compactos e que explorem as áreas verticais:

  • Almofadas: em cima do banco ou cadeira, deixam o assento mais agradável. Como estamos falando de espaços reduzidos, não é recomendado deixá-las no chão, por segurança e também para manter um visual mais limpo e arrumado.
  • Espelho: aaah, um mar de opções nesse tópico hahaha os redondos geralmente são os queridinhos para a entrada, mas não é regra; já vi halls com espelhos clássicos, retangulares, pequenos, espelhos de corpo inteiro e também composições com vários formatos e diferentes molduras. A composição que mais vemos é sobre a prateleira, que fica balanceada e prática para quem gosta de checar o visual antes de sair rsss.
  • Lustre ou arandela: estilo e iluminação, invista em uma peça com presença. Esses dois tipos são bons para áreas pequenas, pois são acoplados direto no teto ou parede, e podem ser acionados rapidamente ao entrar em casa. Se você tem espaço, pode incrementar com uma luminária de piso ou abajur na prateleira, mas a luz geral não deve ser substituída.
  • Passadeira ou tapete: para aquecer o hall e dar um UP no décor. A passadeira é a opção ideal para corredores estreitos, com desenho mais alongado e modelos bonitos no mercado.
  • Quadros e porta retratos: esse é o momento de deixar a assinatura dos morados na entrada da casa. Aproveite as paredes e superfícies para colocar imagens e fotos que contem um pouquinho de quem vive por ali, lembrando de manter uma organicidade e mesma linguagem com as outras peças.

Para finalizar, vasos com plantas e flores nunca são demais para a vivacidade da casa, né? Folhagens maiores em vasos de chão, samambaias e jiboias na prateleira, plantinha suspensa por um macramê; opções não faltam! Veja o que seu cantinho é capaz de receber e deixe seu hall de entrada prático, receptivo e o mais importante: a cara da sua família <3

Fontes: Casavogue.globo.com
Imagens: Archdaily.com.br, Todosarquitetura.com, Muma.com.br, Decostore.com.br, Homedeco.nl, Instagram.com, Homestheater.miasidea.com, Unsplash.com (@eddybllrd), D-s-style.com, Revistacasaejardim.globo.com, Casaclaudia.abril.com.br, Casavogue.globo.com, Architectureartdesigns.com, Dressurantee.gq, Blog.easydeco.com.br, Home.womenz.me, Casa.abril.com.br, Casa2arquitetos.com.br, Madeirol.com.br, Lucywilliamsinteriors.com, Tuacasa.com.br, Blog.westelm.com, Studiolabdecor.com.br, Casatreschic.blogspot.com.es, Apartmenttherapy.com, Thespruce.com, Graceinmyspace.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉