Hoje o tema pode gerar polêmica: Hall Social em condomínios residenciais. Apesar de não fazer parte do apartamento em si eu acho que um hall feio, mal cuidado ou decorado por uma pessoa sem boas referências depõe contra todos os apartamentos daquele edifício. Minha opinião ok…

Então fiz o seguinte: compilei aqui diversos projetos que eu acho bons e também fui conversar com a equipe da OMA, que para mim é a melhor administradora de condomínio de São Paulo – não só pq temos uma parceria longa, mas tb pq conheco bem os sócios e sei da seriedade do trabalho deles – para pegar algumas dicas. Vamos lá?

Bom, sobre a decoração minha opinião é a seguinte, se o prédio tem condições de contratar um bom profissional para fazer uma atual e contemporânea melhor, caso não seja possível a regra é: MENOS É MAIS. A chance de erro quando muitas pessoas de estilos e referências dispares palpitam é gigantesca.

Acredito que o combo que não tem erro é: peças clássicas de design, zero adorno (nada de vasos, esculturas ou objetos pequenos), sem flores falsas (melhor não ter nada do que uma flor falsa que com o tempo vai ficando desbotada e suja), um vaso de chão grande com alguma espécie verde que fique bem em área interna e no máximo um tapete liso que não seja felpudo.

Um dos hall que eu acho legal é de um prédio que fica na Mario Ferraz, aqui em São Paulo. É limpo, com revestimentos naturais, poucos móveis e tudo correto. Claro que ele foi feito por um profissional da área, mas serve de inspiração…

Bom, mas vamos as dicas fundamentais sobre o tema né. Fiz um ping pong aqui. Vamos lá.

Uma decoração legal do hall de entrada influencia até que ponto o valor de um apartamento? 

OMA: Um Condomínio com as áreas comuns cuidadas e bem decoradas valoriza o imóvel, e pode ser fator determinante de escolha, diante de produtos (apartamentos/tamanhos/local) semelhantes. 

Qual ou quais funções o hall de entrada deve cumprir? 

OMA: O hall de entrada tem a função específica de passagem, circulação, a porta de entrada de acesso a torre, logo, o cuidado com ele deve ser constante. 

Como chegar num senso comum em relação a decoração do espaço? 

OMA: O ideal é eleger um profissional, técnico, habilitado que apresente as opções de decoração em assembleia para aprovação dos condôminos, a formação de comissão de moradores para essa atividade é sempre muito polêmica, envolve gostos pessoais e normalmente gera indisposição entre condôminos.

O que deve ser evitado num hall social de um condomínio?  

OMA: Evitar objetos que dificultem a circulação ou até mesmo a evacuação em caso de necessidade.