Os amantes de leitura sabem muito bem que ter pilhas e pilhas de livros pode parecer incompatível com mantê-las organizadas, mas contando com um planejamento mínimo e a estante adequada para suas necessidades, é perfeitamente possível dispor os exemplares de modo não somente prático, mas que também complemente a decoração.

Claro que não existe receita pronta para organização de uma estante de livros, afinal vai depender do tamanho do móvel, local onde está posicionado na casa e de quão extensa é sua coleção, mas algumas dicas podem te ajudar nesse momento independente dessas variantes.

Para começar é interessante pensar em como você quer o visual dessa estante. Prefere uma estante cheia de livros ou quer alguns itens de decoração no meio para criar respiros? Se você optar por intercalar os livros com outros objetos, uma boa ideia é usar vasos de plantas (vazios ou não), bibelôs, ou até mesmo heranças de família. Eu particularmente gosto das duas opções, mas lotar as prateleiras de livros dá a sensação acolhedora de que se está diante de uma verdadeira biblioteca.

Uma prática não adotada pelas bibliotecas tradicionais, mas também muito comum no que diz respeito à decoração de interiores é organizar os livros por cor.

E pensando nessa necessidade de quem lê muito de armazenar os livros em casa de forma que eles se insiram esteticamente na decoração, separei alguns outros projetos de interiores que gosto muito com estantes de livros para você se inspirar. Dá só uma olhada:

Escritório: Isabella Nalon Arquitetura e Interiores // Fotos: Julia Herman/ Divulgação

Escritório: Escala Arquitetura // Fotos: MCA Estúdio/ Divulgação

rawpixel.com

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉