A estação mais fria do ano chegou e as temperaturas já estão caindo! O inverno aqui no Brasil vai de 21 de junho à 23 de setembro e, em 2020 especificamente, é bem provável que tenhamos que ficar quase 100% do tempo dentro de casa nesses meses por conta do isolamento social. Como instalar sistemas de aquecimento nos ambientes não é um costume do nosso país, sempre que o inverno chega precisamos encontrar outras formas de esquentar os ambientes e, pelo menos nós aqui de casa, quanto mais tempo ficamos no apartamento, mais percebemos como é importante cuidarmos da nossa morada e de nosso bem estar.

Aquecimento e aconchego são os aspectos que buscamos nos dias frios, e com alterações simples em nossos lares, conseguimos mudar completamente a atmosfera dos espaços durante a temporada. Separei alguns tópicos para falarmos melhor sobre esses detalhes e já adianto: a decoração será uma ótima, se não a principal, aliada nessa hora ;-) Desliza o post!

DÉCOR

Pensar em inverno, é pensar nos tecidos, né?! A necessidade de se aquecer está diretamente ligada aos têxteis, e essa é estação para investir em texturas com mais peso, trama e camadas. Tricô, lã, veludo, tweed e jacquard são alguns exemplos que, por si só, já agregam sensação de conforto aos ambientes e o melhor, não é necessário trocar as cortinas ou reformar o estofado do seu sofá, o segredo está nos acessórios:

  • adicione almofadas no sofá, poltronas, bancos e etc;
  • um cesto com mantas é bem-vindo na sala, nos quartos e até na varanda – para o momento “cinema em casa” é perfeito;
  • aumente as camadas do enxoval, é uma ótima oportunidade para montar aquela cama de hotel rsss;
  • não esqueça de deixar passadeiras e tapetes nos ambientes, principalmente em caso de piso frio, como a entrada/saída do box no banheiro. Nada melhor do que pisar em uma superfície macia e quentinha.

Para esses elementos, é interessante pensar nas cores também. Uma paleta quente e fechada agrega conforto aos dias gelados e, para os mais ousados, vale inclusive pintar uma parede com esses tons. Marsala, mostarda, azul e verde escuro ficam interessantes e sou prova viva, pois no nosso novo apartamento apostei nelas e deu super certo (estou mostrando o processo AQUI).

As lareiras portáteis têm feito sucesso para decorar e esquentar os cômodos, e o mercado hoje em dia está recheado de modelos para todos os estilos. Além disso, revisteiros e mesas de cantos são peças que dão suporte àquele livro ou chocolate quente delicioso que com certeza você vai saborear em alguma tarde rsrs Por fim, as velas, aromas, flores e plantas arrematarão o décor, pois nada melhor que viver um lugar perfumado e alegre durante o inverno <3

Projeto acima: Cadas Arquitetura

Projeto acima: Ruetemple

Projeto acima: Ruetemple

ILUMINAÇÃO e VENTILAÇÃO

A quarentena veio para nos mostrar a importância do Sol na nossa rotina e como sentimos falta da natureza no nosso dia a dia. Vejo constantemente nas redes sociais as pessoas aproveitando aquele pedacinho de sol que entra pela janela pela manhã ou a tarde e, nos meses mais frios, é importante reforçar alguns hábitos como esse, já que a luz solar nos aquece e estimula a produção de vitamina D.

Abra as cortinas, deixe a luz do sol entrar nos ambientes o máximo de tempo que puder e, se tiver a oportunidade, aproveite um espaço aberto para tomar sol uns 15 minutinhos por dia, usando protetor solar sempre! Nos horários de 11h à 13h, quando a temperatura fica mais alta, aproveite para abrir as janelas e deixar a brisa entrar, pois é importantíssimo que a casa ventile no inverno, evitando a proliferação de ácaros e mofos, que se aproveitam da escuridão e do calor de um espaço completamente fechado.

Depois que o sol se pôr, feche as janelas e portas e, caso seja necessário, utilize protetores nas frestas para vedar melhor o frio a noite – nesse momento, a casa deve ficar bem aquecida. Para a iluminação artificial, aposte em lâmpadas com tons âmbar ou amarelo, e em luminárias e abajures que desenham luz indireta; esses aquecem esteticamente os ambientes e os deixam intimistas e aconchegantes.

Dica extra: No inverno encaramos muitas noites aonde o ar fica muito seco e, com os ambientes completamente fechados, isso pode ser potencializado. Então nesses casos, coloque um umidificador ou balde com água nos quartos, perto da cama, para melhorar a respiração ao longo da noite e acordar mais descansado(a).

Projeto acima: Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C.

Projeto acima: Royal House

Projeto acima: Lado Architectura e Design

Projeto acima: Archtekti B.K.P.S.

LIMPEZA

Mais tecidos, mais pessoas e mais tempo em casa, então a limpeza e organização precisam de atenção redobrada no inverno! Aspire o piso e os elementos têxteis e, nas superfícies, passe pano úmido diariamente. Lembre-se que essa estação do ano é marcada por doenças respiratórias que podem se agravar com excesso de pó, além do novo coronavírus que estamos enfrentando. Por fim, alguns posts para te auxiliar na saúde da casa:

E você, gosta do inverno? :)

Fontes: Casavogue.globo.com, Hmd.com.br, Tuasaude.com, Terra.com.br
Imagens: Archdaily.com.br, Unsplash.com (austinj; brinablum; dangold; derickmckinney; devonjansevanresnburg; gavinpenor; kayleegarrett; kiraaufderheide; paigecody; shcheteam; jadeseok; jellevanleest; nathanvanegmond; nielsoncaetanosalmeron; robertonickson), Sightunseen.com, Vivadecora.com.br, Sfgirlbybay.com, Cotemaison.fr

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉