Atualmente, durante a pandemia, é mais importante que nunca manter a casa sempre limpa, pois a higiene é essencial para manter o vírus longe. Mas, sabemos como é extremamente complicado e desgastante manter as responsabilidades de limpeza em uma só pessoa. Para evitar essas situações, é importante envolver a família inteira na limpeza.

Envolva toda a família para manter as atividades rotineiras em dia

Dividir e revezar as tarefas cotidianas entre os membros da família ajuda muito a manter a casa limpa. Se cada um fizer a sua parte, sem deixar coisas fora do lugar, mantendo a cozinha organizada e executando as pequenas funções, muito tempo será economizado na hora de fazer a limpeza pesada. O revezamento é importante, pois definir a mesma pessoa para fazer a sempre a mesma tarefa se torna repetitivo e desmotiva, principalmente no caso de crianças e adolescentes.

De acordo com Marcela Campos, a Personal Organizer e editora de Casa no GUIA55, criar uma rotina para as atividades menores ajuda muito. Assim, todos da família sempre saberão o que fazer e quando fazer, sendo mais fácil que cada um adapte as atividades da casa à suas atividades pessoais e profissionais – o que é ainda mais importante em tempos de trabalho remoto.

Limpeza geral deve ser feita por todos e ser organizada

Se a rotina de atividades cotidianas der certo, com certeza o dia da limpeza geral será muito mais fácil. Mesmo assim, é preciso organizar. Todos da família precisam entrar em acordo em relação à data e ao horário da limpeza, justamente pela questão de adaptação às outras áreas da vida. Tentar organizar a faxina por conta própria e convocar todos de surpresa nunca dará certo.

Na hora da limpeza pesada, o ideal é deixar as pequenas tarefas introdutórias para as crianças, como limpar as janelas e passar pano nas superfícies. É comum que muitas famílias deixem os menores de lado na hora da faxina geral, por achar que a limpeza sairá prejudicada. Porém, mesmo que você abra mão da qualidade, é importante envolvê-los para criar esse hábito.

Para conseguir envolver a casa toda na faxina, é importante ter os materiais necessários. Por exemplo: nada adianta querer limpar a casa em seis pessoas e fazer uma divisão por cômodos se você só tem uma vassoura em casa. Isso fará com que um atrapalhe o outro. Nesse caso, o ideal é organizar a limpeza de outra maneira que não seja por ambientes – pode ser por funções.

Atenção: durante a pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que a limpeza pesada seja executada pelo menos uma vez por semana. Se alguma pessoa da casa precisa sair todos os dias para trabalhar, o cuidado deve ser maior. Por enquanto, é extremamente necessário saber também como limpar adequadamente as superfícies, já que as limpezas rasas não eliminam o vírus.

Imagem: Pexels.com