Projeto acima: Borja García

Escadas! É tão interessante como esse assunto rende rsss Confesso que é um tema que me atrai bastante, já que existem vários jeitos de explorar o design delas nos ambientes. Ao longo dos anos vejo – e fico feliz – que os arquitetos estão empenhados em criar escadas funcionais, ergonômicas e e que realmente agregam valor aos projetos, e uma delas é a escada sem beiral.

O terror de todos os pais e mães com filho pequeno? Talvez hahaha Mas como tudo, precisamos analisar estética, forma, função e, até mesmo, a história. Outro dia pesquisando no Pinterest sobre o assunto, me deparei com uma gama de soluções interessantes e resolvi escrever aqui sobre.

Bem característico do litoral europeu, as casas na Grécia eram construídas em pedras vulcânicas escuras e cal, para isolar melhor o calor, e eram pintadas de branco ou azul. Parede, teto, vãos de portas e janelas eram feitas sempre com o mesmo material e formato, para criar uniformidade na arquitetura, e as escadas consequentemente, seguiam a mesma linguagem. As cidades gregas são, em sua maioria, MUITO inclinadas e o uso das escadas é imprescindível. Então, elas foram construídas para interligar os lugares da maneira mais fácil e barata, e assumem uma estética rústica, limpa e despreocupada – característica bem marcante do país. A Escadaria Santorini é a maior da região, ela foi construída em 1715, com o mesmo propósito, facilitar a mobilidade dos moradores da ilha, e conta com 1300 metros que hoje já viraram atração turística – teria coragem de encarar? hahaha

Como disse lá em cima, as escadas gregas foram desenvolvidas para suprir uma necessidade urgente da época e se tornaram uma característica, mas com a evolução da arquitetura, as regras, formatos e materiais para projetar esse elemento também progrediram. Sabemos que as escadas são compostas obrigatoriamente por piso/degrau (onde pisamos) e espelho (superfície vertical entre um degrau e outro); e em alguns casos, por patamar, beiral e guarda-corpo. Para projetar, cálculos de conforto, quantidade de pisos e espelhos e a largura têm que ser analisados, e a parte criativa é explorada em seguida.

Principalmente nas casas e apartamentos, foi-se o tempo em que a escada passava despercebida. Dentro das inúmeras possibilidades, aqui estão algumas focadas na pauta de hoje:

  • escada flutuante: para quem gosta de um visual minimalista, esse modelo pode ser uma boa. É aquela que os degraus são instalados individualmente, só com um ponto de apoio fixado ou chumbado na parede. Não colocar espelho, corrimão ou guarda-corpo, dá mais sensação ainda de que o degrau está flutuando.
  • largura do degrau: quanto maior a largura dos degraus, mais sensação de segurança você terá em subir e descer esse tipo de escada.
  • apoio em um dos lados: para ousar, mas nem tanto assim, pode-se deixar apenas um lado da escada sem beiral, e o outro, encostado na parede, com guarda-corpo ou corrimão.
  • ponto focal no ambiente: aqui vale não só para o formato, mas principalmente em criar contraste no espaço, pintando a escada com uma cor vibrante, ou revestindo com um material diferente, como a madeira, por exemplo.
  • espaço para armazenamento: marcenaria, nichos e prateleiras embaixo da escada amplia as possibilidades de armazenamento e organização e, especialmente para casas e apês menores, é ótimo!

Aqui embaixo tem alguns projetos bem legais para você se inspirar e, quem sabe, investir em uma escada sem beiral/guarda-corpo hein? rsss

Projeto acima: Marcos Miguelez

Projeto acima: Marcos Miguelez

Projeto acima: GSQUARED

Projeto acima: GSQUARED

Projeto acima: Monovolume Architecture+Design

Projeto acima: Monovolume Architecture+Design

Projeto acima: Adam Knibb Architects

Projeto acima: Taco Taller de Arquitectura Contextual

Projeto acima: Schemaa

Projeto acima: Stardard Studio

Projeto acima à direita: Metro Arquitetos Associados

Projeto acima: Talleresque

Projeto acima: Nicholas Plewman Architects

Projeto acima: Ricardo Bofill

Fontes: Go.hurb.com, Casaeconstrucao.org, Aarquiteta.com.br
Imagens: Archdaily.com, Gazetadopovo.com.br, Casa.abril.com.br, Fineaartamerica.com, Myparadissi.com, Cntraveller.com, Thalassinos.net, Design-shimmer.blogspot.com, Homedsgn.com