Projeto acima: Arquitetura Nacional

Precisa interligar dois ou mais pavimentos e não tem tanto espaço assim? Bom, então acho que você vai gostar deste post!

Sempre que pensava na casa ideal para minha família, imaginava ela térrea, mas acabamos optando por um terreno pequeno ao longo de nossa procura e, portanto, minha futura residência terá mais de um andar. Bom, foi só isso acontecer para eu mergulhar na busca por escadas interessantes, e hoje resolvi trazer um formato que particularmente adoro: a escada helicoidal ou caracol.

Caracterizada por percorrer um eixo de 360 graus, esse tipo de escada tem um formato orgânico que agrega movimento ao ambiente e, como não exige muito espaço para ser instalada, é uma excelente opção para áreas com metragem enxuta, inclusive em relação a altura do pé-direito. A depender da intenção de cada projeto, a escada helicoidal pode ser discreta ou o ponto mais incrível de uma casa, mas antes de bater o martelo na decisão estética, é importante analisar alguns pontos:

VANTAGENS

  • Estética versátil: a escada caracol pode ser usada tanto na parte interna, quanto externa, em um jardim, por exemplo.
  • Ocupa pouco espaço: boa escolha para sobrados pequenos, coberturas e comuns em lojas comerciais que possuem mezanino. Podem ficar tanto no centro como no canto do ambiente.
  • Pouco espaço não é regra: essas escadas quando grandes, possuem um desenho estrutural robusto e até icônico.

DESVANTAGENS

  • Circulação: ao subir ou descer essa escada o usuário movimenta os pés e acompanha o contorno ao mesmo tempo, e essa dupla movimentação pode ser perigosa, principalmente para quem tem tendência a labirintite.
  • Transporte de objetos: não é possível e nem permitida a subida ou descida carregando grandes volumes, por conta da falta de espaço e da movimentação citada acima.

MATERIAIS

A escolha do material vai depender muito da decoração e estilo do lugar. Pensando na estética, pode-se optar por manter o material em seu aspecto original/natural, ou pintá-lo com uma cor vibrante. Muitos arquitetos têm apresentado projetos com escadas criativas, e o mercado hoje dispõe de uma boa variedade nesse sentido, veja só algumas opções e suas características:

  • Aço inox: seu aspecto contemporâneo chama atenção no espaço, e é indicado para áreas internas.
  • Alumínio: resistente, pode ser usado em espaços internos e externos, além de ser mais em conta quando o assunto é orçamento.
  • Concreto: queridinho entre os profissionais por seu custo-benefício, esse material é resistente, pode ser usado dentro e fora de casa e pintado facilmente de qualquer cor. Geralmente as escadas nesse caso são pré moldadas em fábrica, e montadas no local.
  • Ferro: resistente, é bem comum vermos as helicoidais em ferro. Seu custo pode ser mais alto, já que é feita sob medida.
  • Madeira: é preciso ser tratada para ter durabilidade, portanto também é feita sob medida e custo elevado. Seu visual é um dos prediletos entre os arquitetos e designers, e é mais indicada para áreas internas.
  • Vidro: ao ser sustentado por aço ou ferro, fica bem resistente e proporciona um visual mais limpo.

Projetar escadas exige muita atenção, pois precisam ser seguras e confortáveis, então SEMPRE conte com um profissional capacitado. No caso da helicoidal, a mais comum é aquela com formato espiralado, com um mastro central em que os degraus são fixados, mas existem várias maneiras de desenhá-la. Caso queira se aprofundar nas questões técnicas, vale dar uma olhada nessa matéria que encontrei no Archdaily, escrita pelo arquiteto Eduardo Souza.

Por fim, separei alguns projetos com escadas para lá de interessantes para você conhecer e se inspirar! Escrevendo esse post me lembrei que ano passado fiz uma viagem pelo Vale do Loire, na França, e vi modelos helicoidais lindos nos Châteaus que visitei, acho legal você dar uma olhada nelas também, é só clicar AQUI ;-)

Projeto acima: Arquitetura Nacional

Projeto acima: Arquitetura Nacional

Projeto acima: Arquitetura Nacional

Projeto acima: Todos Arquitetura

Projeto acima: Todos Arquitetura

Projeto acima: Icac Arquitetura

Projeto acima: DMDV Arquitetos

Projeto acima: Nildo José

Projeto acima: Mandarina Arquitetua

Projeto acima: Mandarina Arquitetura

Projeto acima: Tangram Arquitetura + Diseno

Projeto acima: Vivan Coser

Projeto acima: Touzet Studio

Projeto acima: Vaughn Macquarrie

Projeto acima: Vaughn Macquarrie

Projeto acima: Studio Otto

Projeto acima: Studio Otto

Projeto acima: Biselli Katchborian Arquitetos

Projeto acima: Biselli Katchborian Arquitetos

Projeto acima: Alexandre Faccin

Projeto acima a direita: Red Studio + Mundstock Arquitetura

Projeto acima: Jorge Marsino Prado

Projeto acima: Jorge Marsino Prado

Projeto acima: Arquitetura Nacional

Projeto acima: Arquitetura Nacional

Projeto acima: Marcio Kogan + Lair Reis

Projeto acima: Cadas Arquitetura

Projeto acima: Cadas Arquitetura

Projetos acima: Messina Rivas | Macaxá Arquitetura

Colocaria uma escada helicoidal na sua casa? Conta nos comentários <3

Fontes: Archdaily.com.br, Casavogue.globo.com, Westwing.com.br, 44.arquitetura.com.br, Ideiasdecor.com
Imagens: Archdaily.com.br, Unsplash.com (@juju_lyn | @louise_eckerstrom), Archello.com, Reformafacil.com.br, Wallpaper.com, Design-milk.com, Revistacasaejardim.globo.com, Instagram.com, Ianmoorearchitects.com, Thecoolhunter.net, Domusweb.it, Ivchic.com, Casaclaudia.abril.com.br, Joshuajamesinterior.tumblr.com, Vivadecora.com.br, Homestolove.com.au, Futuristarchitecture.com, Casavogue.globo.com, Wheremyhouse.tumblr.com