Foto: Rafael Renzo / Divulgação

Na hora de escolher o estilo da sua casa ou apartamento, a decoração vintage é uma forte candidata. Apostando em objetos antigos e com um quê bucólico que encanta, ela pode ser uma ótima aliada na hora de dar personalidade ao lar. E o melhor: pode ser combinada com tantos outros estilos e não exige muito esforço para um ótimo resultado.

Como surgiu

O vintage no décor embarca o período dos anos 1920 a 1980, e surge como resultado dos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial. Com orçamentos reduzidos, passou-se a adotar o hábito de consertar e restaurar móveis antigos e de família, priorizando trabalhos feitos à mão e com vida útil estendida.

Já o nome “vitange” foi criado em referência à colheita de uvas e à fabricação de vinhos. “Vint” como “safra de uvas” e “age” de idade, daí o intuito do estilo de sempre buscar seus apetrechos no século passado: assim como o vinho, quanto mais antigo, melhor.

Principais características

As principais características do estilo aplicado na decoração são: cores neutras e tons pastel, diversificação de estampas, objetos e mobiliário antigo, pendentes e abajures como fonte de iluminação.

Vale lembrar que o vintage abrange um amplo período, de 1920 a 1980, e por isso suas cores também se afloraram conforme os anos avançaram. Nas décadas de 1970 e 80, por exemplo, os tons se tornam mais vibrantes e diversificados, abandonando a ideia de que sua paleta de cores deve sempre permanecer neutra e criando o conceito de “novo vintage”.

O que é vintage e o que é retrô?

Apesar de serem muitas vezes confundidos, a diferença entre esses dois estilos é simples: enquanto o vintage busca móveis antigos originais, o retrô cria peças que imitam as do passado.

Assim, para ter uma decoração vintage linda e muito bem produzida, vale a pena procurar pela mobília em antiquários, por exemplo. Aqui, o garimpo é uma parte fundamental do processo de estilização e que fará toda a diferença no resultado final. Caso ainda não se sinta confortável em misturar objetos e obter um resultado esteticamente harmonioso, vale a pena procurar algumas referências, como esse Open House que gravei cheio de peças garimpadas!

Combinando estilos

Para aqueles que querem dar apenas um toque vintage na sala, no quarto ou na cozinha, também é mais do que possível! Na verdade, a combinação entre estilos funciona muito bem para esse tipo de decoração.

Uma máquina de escrever antiga em cima da bancada, um rádio herdado dos avós, posters nas paredes ou capas de album ao lado da TV… são diversas as maneiras de introduzir o vintage na sua casa ou apartamento. A seguir, separamos alguns ambientes que adotam esse toque vintage como inspiração.

Ah! E vale ressaltar: além de criar uma linda composição, resgatar e restaurar mobiliários e objetos antigos também é um ato sustentável e que reforça os laços de afeto entre proprietário e propriedade. Por isso, vale muito a pena dar uma chance ao estilo!

Projeto: Robert Robl Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Robert Robl Arquitetura e Interiores | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Projeto: Adriana Penteado | Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

Fotos: Pexels / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉