Fotos: Pexels / Divulgação

Escolher a paleta de cores ideal para a decoração de casa pode ser uma tarefa difícil. É com ela que você vai conviver diariamente em seu lar, e por isso alguns aspectos importantes devem ser levados em conta na hora da escolha, como combinações de cores, sensações que transmitem e o clima que deseja para cada cômodo.

A definição de uma combinação de cores facilita a escolha do mobiliário e também a imprimir sua própria personalidade na casa. Pensando nisso, separamos cinco dicas para montar sua paleta e começar a dar vida ao seu quarto, sala, banheiro ou escritório!

Combinações e contrastes

É claro que o primeiro critério para a escolha da paleta de cores deve ser seu gosto pessoal. Sempre há aquele tom com o qual nos identificamos mais e que queremos ver por todos os cantos. Mas se tratando de decoração, é importante levar em consideração também as combinações e contrastes entre as cores.

O círculo cromático é uma ferramenta preciosa na hora da definição. Nele, é possível visualizar combinações harmônicas, e isso não significa escolher cores parecidas. Na verdade, é possível utilizá-lo de duas maneiras: consultando tons e subtons análogos a partir da cor escolhida, ou, então, tons contrastantes entre si.

Para utilizar o círculo cromático de uma maneira inteligente, é só seguir os seguintes passos: para cores análogas, observar os tons que ficam lado a lado no circulo. Já para cores contrastantes, o tom que combina perfeitamente com o escolhido é o que está do lado oposto do circulo. Assim, você pode optar tanto por ambientes monocromáticos quanto por  um ambiente colorido e, ao mesmo tempo, harmônico.

O que as cores transmitem?

A Psicologia das Cores aborda a capacidade das cores de influenciar percepções e sentimentos. De acordo com a teoria, nós não apenas observamos as cores, como também o nosso cérebro transforma sua aparência em sensação. A seguir, algumas cores e suas principais características de acordo com a teoria:

  • Azul: equilíbrio, segurança, credibilidade, tecnologia e inteligência.
  • Cinza: modernidade, atualidade e intelectualidade.
  • Branco: frescor, tranquilidade, capricho e cuidado.
  • Preto: mistério, primor e elegância.
  • Amarelo: alegria, criatividade e positivismo.
  • Vermelho: ânimo, energia e audácia.
  • Verde: esperança, harmonia e estabilidade.
  • Rosa: leveza e delicadeza.

Cada cômodo, uma paleta de cores

Você pode ter diversas paletas de cores em casa, uma para cada cômodo! Isso ajuda a dar personalidade para cada espaço da casa e ainda deixá-la mais colorida e única.

Para os quartos dos filhos, por exemplo, adicionar cores que combinem com suas idades e gostos é fundamental para um ambiente aconchegante e condizente com a fase de crescimento.

Diversificar as cores entre ambientes também auxiliam no equilíbrio final da decoração. Não é porque a cozinha é neutra, por exemplo, que o lavabo não possa apostar em cores super ousadas. Pensar na funcionalidade dos cômodos também pode ser de grande ajuda: um escritório mais sóbrio para home office, uma cozinha mais colorida para as reuniões em família e um quarto monocromático para noites de sono tranquilas são ótimas pedidas.

Por fim, faça um teste de cores!

Definidas todas as cores, é hora de ver se elas funcionam na prática. Afinal, é imprescindível imaginar como os móveis irão combinar com as paredes e com a decoração.

É possível encontrar na internet aplicativos que simulam as cores nas paredes. Basta selecionar o tom que pretende usar na sua decoração e o programa irá criar uma imagem simulando o resultado final.

Além disso, vale a pena também pedir amostras para a loja, e buscar muitas referências na internet para se inspirar e analisar como criar um ambiente harmônico. Aqui na coluna da OMA do Casa de Valentina, já demos dicas sobre Melhores Cores para o Home Office, Decoração All Black e Cozinhas Coloridas. Vale a pena conferir!

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉