Foto: Renata Freitas / Divulgação

Elas vieram para ficar! As cozinhas coloridas são tendência nos últimos anos. Primeiro, as cozinhas verdes tomaram a atenção no mundo da decoração e, recentemente, a cor azul mostrou se encaixar perfeitamente neste ambiente tão importante da casa. Mas por que é que a cozinha colorida agrada tanto os decoradores?

O primeiro ponto é entendermos a importância da cozinha como espaço de convivência. É neste ambiente que fazemos a primeiro refeição da manhã, que entregamos a lancheira dos nossos filhos ou então recebemos visitas para um cafezinho rápido, e por conta disso a integração da cozinha com a sala de estar é tão natural.

O convívio social proporcionado pela cozinha gera a necessidade de deixá-la aconchegante e receptiva. Como não é um lugar onde podemos colocar muitos adereços ou plantinhas por conta da praticidade e das refeições que cozinhamos, a cor se torna uma aliada importante nessa tarefa.

Paredes, chão, ilha ou mobiliário: cabe a você escolher onde a cor será aplicada. Na maioria dos casos, a marcenaria assume o protagonismo com azul-petróleo ou verde-musgo, enquanto o resto do ambiente permanece em tons neutros para equilibrar a decoração. Mas se você prefere algo mais sutil, ladrilhos hidráulicos são uma ótima opção para dar mais vida à sua cozinha.

E se mesmo assim a cozinha colorida ainda não está nos seus planos, que tal acrescentar alguns pontos de cor nela? Bancos amarelos, bandejas vermelhas, acessórios vibrantes… São inúmeras as possibilidades de inovar!

E você, já entrou ou quis entrar na tendência das cozinhas coloridas? Separei alguns projetos que com certeza vão te inspirar! Vale também dar uma olhada neste post da OMA sobre cozinhas rosas que já foi publicado por aqui ;)

Neste projeto da Karen Pisacane, os ladrilhos e armários em laca roxa assumem o protagonismo, dando vida à cozinha. A copa com detalhes laranjas integra os ambientes e cria um espaço ótimo para refeições rápidas.

Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Já neste, a cozinha é toda em azul! O projeto é assinado pelo escritório ACF Arquitetura e conto mais detalhes aqui.

Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Se você prefere azul bebê ou tons mais claros, vai adorar o projeto da Helô Marques.

Fotos: Rafael Renzo / Divulgação

E para finalizar, uma cozinha pistache! Também já mostrei o projeto da NOP Arquitetura em detalhes aqui no blog. O verde pistache consegue abraçar muito bem toda a história que a cozinha carrega.

Fotos: Renata Freitas / Divulgação

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉