Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitos tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho para o modelo de home office. Mas se por um lado essa mudança trouxe segurança e maior comodidade ao dia a dia dos colaboradores, por outro demandou que, em certos casos, locais da casa antes íntimos fossem repensados para se tornarem adequados para o trabalho.

Uma vez que é necessário ter concentração e foco no espaço escolhido para realizar o home office, a opção pelas cores que envolvem o ambiente pode fazer diferença na produtividade. Segundo a designer de interiores Ana Claudia Camargo, “Tudo depende do temperamento e rotina de cada pessoa, mas no geral, as cores mais neutras, como branco e bege, fazem com que se mantenha maior tranquilidade, enquanto tons quentes como vermelho tendem a provocar estresse e agitação.”

E se cada cor remete a um sentimento, com certeza você não vai querer passar grande parte do seu dia em um ambiente que te deixa triste ou ansioso, né? Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com algumas cores e as sensações que cada uma tende a provocar em nossa mente, assim você poderá montar o home office perfeito e com tonalidades que te auxiliem ao invés de atrapalhar. Confira e escolha as cores ideias para seu ambiente de trabalho!

  • Verde: Assim como os tons terrosos, o verde evoca as sensações agradáveis ligadas a natureza, sendo uma cor que estimula a produtividade ao mesmo tempo que trás a sensação de tranquilidade e acolhimento.

Fotos: Reprodução/ Pinterest

  • Azul: Remete à autoconfiança e pode ser uma ótima alternativa para aqueles que trabalham muitas horas seguidas, já que, quando aplicada em seus tons mais claros, não cansa os olhos.

Fotos: Pinterest/ Reprodução

  • Branco: O branco é uma boa opção se o seu objetivo é dar a sensação de amplitude a um espaço pequeno, mas para muitas pessoas, o seu uso excessivo remete a lugares nada aconchegantes, como hospitais. Dessa forma é uma boa opção para o escritório, mas apenas se complementado por outras cores.

Fotos: Reprodução/ Pinterest

  • Amarelo: Por ser uma cor marcante e alegre, faz com que desperte o estado de alerta, o que é ótimo para a produtividade. Além disso, a cor se associa a sentimentos positivos, tornando o ambiente de trabalho mais “otimista”.

Fotos: Pinterest/ Reprodução

  • Vermelho: Muito ligado à força e impacto, o exagero no uso de vermelho em um ambiente de trabalho pode causar estresse e irritação. Dessa forma, convém usar com moderação, principalmente nos detalhes.

Apartamento alugado colorido

Foto:Lucila Turqueto/ Divulgação

  • Cinza: Do ponto de vista psicológico, o cinza é uma cor neutra. Sendo assim, é uma ótima alternativa para misturar com cores mais quentes.

Foto: Reprodução/ Pinterest

  • Roxo: Por ser uma cor muito vivida e alegre, seu uso tende a estimular a criatividade. Entretanto, se utilizada em excesso, pode se causar o efeito contrário.

Foto: HomeYdeas/ Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉