Fotos: Mariana Orsi / Divulgação

Um estilo forte, moderno e cheio de personalidade. Este é o all black, estilo de décor que vem ganhando força nos últimos anos. A premissa dele de quebrar o estigma de que preto só pode ser usado em pontos específicos da casa é bem simples, mas muitas dúvidas surgem na hora de aplicá-lo. A luminosidade é prejudicada? Quais cores harmonizam bem com preto? Como não pesar o ambiente?

Para responder todas essas dúvidas, reuni algumas dicas de como usar a cor preta como protagonista. Você vai ver que é possível, sim, adequar esta cor ao seu projeto!

O primeiro passo é procurar pontos de luz dentro da sua decoração. Isso quer dizer acrescentar, por exemplo, algumas peças de cor clara em pontos estratégicos, setorizando e iluminando o ambiente.

Em metragens reduzidas, a dica é apostar na mesclagem entre cores como o branco, bege, cinza e caramelo. O contraste com o preto ajuda a quebrar a sensação de espaço reduzido e dá mais dinamismo à decoração. Para composições mais elegantes, optar por tons sóbrios é o ideal.

Outra boa ideia, e um tanto inusitada, é acrescentar mais verde junto ao preto. Não a cor verde, e sim plantas que darão mais vida a sua casa. Vale a pena investir em jardins verticais sobre paredes escuras, com pontos de iluminação indireta para causar impacto.

Se o seu estilo for mais intimista e minimalista, piso de madeira e parede em tijolinhos (verdadeiros ou papel de parede) são uma ótima combinação. Você vai ver que é possível aplicar o all black até mesmo no banheiro!

E aí, que tal apostar nesse estilo? Abaixo reuni alguns projetos inspirados pela decoração all black, onde a cor preta é a protagonista.

Escritório: Loft87 Arquitetura | Fotos: Mariana Orsi

Escritório: Karen Pisacane | Fotos: Mariana Orsi

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉