Fotos: Pexels / Divulgação

Páscoa chegando e muitos já começam a pensar na decoração da casa para o domingo. E um adereço que não pode faltar para nós brasileiros é o famoso coelhinho da Páscoa e seus ovinhos. Mas você sabia que muitos países não seguem essa receita?

Pois é, alguns deixam para lá os ovos de chocolate, outros nem mesmo o coelho é a figura principal. Separei cinco países com decorações e costumes de Páscoa super diferentes dos nossos, dá só uma olhada!

Alemanha

Na Alemanha, há a tradicional decoração de árvores com ovinhos coloridos. Para isso, ovos de galinha são esvaziados e, uma vez ocos, pintados das mais diferentes cores, para logo em seguida serem pendurados em árvores.

O resultado são copas coloridas, divertidas e que encantam o olhar! Aqui você confere o resultado da árvore montada com mais de 10 mil ovos pintados à mão por um alemão e sua esposa para comemorar a Páscoa.

Na Finlândia também há o costume de usar ovos de galinha na Páscoa, mas com uma finalidade um pouco diferente: rolam montanha abaixo em uma competição para ver qual chega mais longe sem quebrar.

Grécia

Na Grécia, os ovos não são coloridos nem de chocolate: são vermelhos. Para a data, é preparada uma refeição típica grega chamada tsoureki, algo parecido com o nosso pão doce, e sobre ele usam como enfeite ovos de galinha tingidos de vermelho.

A cor simboliza o sangue de Cristo e o ovo em si a renovação da vida, e diferentemente também do Brasil, a Páscoa é comemorada no dia 1º de maio.

Austrália

Se por aqui o coelhinho faz sucesso, na Austrália quem rouba a cena é o Bilby! Marsupial nativo do país, ele é o representante da data. Isso porque o coelho é considerado praga no país, e há um desincentivo a propagar sua presença como algo positivo.

Outro país que deixa o coelhinho de lado é a Polônia. Lá, é tradição posicionar no centro da mesa um cordeiro entalhado em madeira por conta de suas crenças.

Índia

Sabe o famoso festival de cores Holi? Essa é a comemoração Pascoal dos indianos!

Muitas e muitas cores marcam o início da primavera e também a Páscoa, com muita dança, música e comidas típicas. Segundo essa tradição, cada convidado deve ser marcado na testa pelo anfitrião com um pó colorido.

Guatemala

Uma Páscoa alegre, colorida e com tapetes imensos! Essa é a Páscoa na Guatemala. Para a comemoração, trajes coloridos e máscaras fazem parte da tradição, assim como caminhar sobre tapetes de flores até a igreja.

As ruas também são cobertas por incensos nessa data, e homens vestidos em roxo, chamados de cucuruchose, carregam andores pesadíssimos com figuras religiosas.

E você, como comemora a Páscoa na sua casa?

Por aqui, o mais importante é estar com a família reunida em um grande almoço de domingo! E os ovos de chocolate, claro, não podem faltar. Mas os ovos coloridos realmente parecem uma ótima ideia! E para te inspirar, separei algumas imagens desse costume de customizar ovos de galinha para comemorar a data.

Vale conferir também outros posts já publicados por aqui com ideias para a decoração de Páscoa, como: Decoração de Páscoa versátil para o ano todo, Mesa de Páscoa colorida e tropical, e a mesa de Páscoa étnica que montei. Te espero lá!