Fotos: Artur Pretto/ Divulgação

Esta  cabana com vista para a montanha é de Felipe e Bruna Feil, uma dupla de irmãos que a idealizaram dentro do sítio onde o pai dos dois cria ovelhas em Arroio do Meio, interior do Rio Grande do Sul. Bruna é arquiteta e cuidou da parte mais técnica do projeto, enquanto Felipe, que morou durante muitos anos no Canadá, colaborou com suas ideias inspiradas na arquitetura e decoração nórdica.

A casa hoje é utilizada sobretudo para aluguel, por isso conta com elementos que transformam a estadia em uma verdadeira experiência, como por exemplo uma lareira, uma rede horizontal no mezanino, uma varanda com vista para a montanha e até mesmo um local para fazer fogueira na área externa. No canal você confere a tour completa com os dois, aqui no blog uma conversa com Felipe contando algumas curiosidades sobre o projeto e se quiser mais detalhes sobre a hospedagem, é só clicar AQUI.

Aperte o PLAY para ver mais detalhes:

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded.
I Accept

Casa de Valentina: Como surgiu a ideia de construir a cabana?

Felipe Feil: “A nossa família tem um sítio no interior do Rio Grande do Sul e nosso pai cria ovelhas nesse terreno. Durante a pandemia, eu estava totalmente recluso dentro de casa,  respeitando o isolamento social desde o começo, daí pensei em construir uma cabana para alugar para Airbnb e contei com a ajuda da minha irmã que é arquiteta e de uma equipe pequena, mas especializada. Então a cabana é uma espécie de filha da pandemia. A família também tem uma marcenaria que faz móveis sob medida, então isso facilitou bastante a construção do projeto de interiores, afinal praticamente todos os móveis foram feitos por nós.”

CV: Qual foi a principal inspiração para construí-la?

Felipe Feil: “Morei por muitos anos no Canadá e lá trabalhei fazendo acompanhamento de projetos em construções. Durante esse período fui exposto a métodos de construção muito diferentes dos que praticamos aqui no Brasil e acabei aplicando alguns desses métodos na cabana. Basicamente, adaptamos o modelo de construção canadense à realidade interiorana do sul do Brasil. A utilização do drywall e a escolha pelo formato do teto para neve, por exemplo, foi inspirada nessa realidade canadense.”

CV: E o clima do local influenciou no projeto?

Felipe Feil: “Como a localização tende a ser gelada, usamos uma lareira feita de ferro com tubulação aparente, dessa forma há maior eficiência no aquecimento dos espaços. Além disso, escolhemos com precisão o ponto exato onde seria construída a cabana para que a sombra das árvores amenizasse os raios solares em dias de calor e para que a ventilação cruzada refrescasse. Também é importante pontuar que uma vez que a fachada toda de vidro está em posição solar Sul, não foi preciso gastar com cortinas para cobri-la.”

CV: Quais as soluções inteligentes pensadas para aproveitamento dos espaços?

Felipe Feil:Por conta do formato da cabana, seus cantos são de difícil aproveitamento. Assim, fizemos um banco horizontal que também serve de armário e suporte de televisão em marcenaria.”

CV: Qual sua parte preferida da casa?

Felipe Feil: “Quando a idealizei, por não saber quem seria o nosso público, tentei imaginar todos os possíveis cenários e todos possíveis interesses. Então há um mix de elementos de diferentes estilos, mas que conversam entre si e que proporcionam diferentes possibilidades. Às vezes dá vontade de deitar na rede ao lado escada, outras vezes contemplar a vista na varanda,…Então posso dizer que gosto de tudo, mas meu lugar favorito varia conforme meu mood do dia.”

CV: Como o fato da casa ser construída com o intuito de alugar para Airbnb influenciou em certas escolhas? 

Felipe Feil:Tudo teve de ser muito intuitivo no que diz respeito à disposição dos móveis e aproveitamento dos espaços. Usamos poucos adereços na decoração para agilizar a limpeza, e não foi necessária uma quantidade significativa de armários, o que deixou os ambientes mais leves visualmente. Meu objetivo principal era entregar uma experiência aos hóspedes, e a Bruna conseguiu traduzir perfeitamente as minhas intenções.”