Na semana passada listamos aqui no blog os cinco erros mais cometidos na hora de decorar a sala de estar. Hoje, resolvemos polemizar… Hora de falar sobre os cinco MICOS de decoração que devem ficar bem longe da sua sala. 

Na hora de planejar a renovação, vale ter em mente que a sala de estar é um cômodo social e que, por isso, deve estar pronto para receber as visitas. Mas transformá-lo em um lugar exclusivo para esse fim não é nada moderno. Hoje em dia, os ambientes estão cada vez mais integrados e multifuncionais, sem contar que a metragem reduzida dos imóveis atuais já não comporta mais esse conceito tão antiquado. Sendo assim, além das visitas, a sua sala precisa estar pronta para te receber todos os dias com muito conforto. Dito isso, vamos aos micos, rsss: 

#1 MAR DE ALMOFADAS

Uma almofadinha aqui, outra ali, são aliadas do conforto. Mas e quando o sofá tem tantas almofadas decorativas que não conseguimos nem nos sentar direito? A solução para este dilema é supersimples: limite-se a um total de quatro almofadas para o sofá e crie um sistema de rodízio com as restantes. 

Que tal assim:

#2 BRANCO DEMAIS

Esta é uma tendência que só funciona no Pinterest! Rss… Como a sujeira faz parte da vida real, a sua parede recém-pintada, o sofá e o chão branquinhos estão fadados a ficarem encardidos. Para evitar a necessidade de manutenção constante basta fugir do visual “branco total“, principalmente na hora de escolher os móveis que mais serão utilizados. 

Um sofá de couro marrom é muito mais prático do que um branco:

#3 VISUAL “COMBINANDINHO”

A poltrona que combina com a mesa de centro, que combina com o sofá, que combina com as almofadas, que combinam com os vasos… Não existe visual mais datado do que este! Para modernizar a sua sala, o legal é misturar: texturas, cores, estampas, materiais… Com certeza o clima ficará muito mais aconchegante e personalizado. 

Não tenha medo de misturar:

#4 OBRAS DE ARTE GENÉRICAS

Sabe aqueles quadros produzidos em larga escala, que são vendidos em qualquer loja de molduras ou de materiais de construção? A chance dele deixar a sua sala com cara de apartamento modelo é bem grande. Quando compomos os espaços da nossa casa, devemos investir em peças que contem um pouco da nossa história e exprimam traços da nossa personalidade – e com certeza uma obra sem significado está longe de deixar o visual de qualquer cômodo mais interessante e com a sua cara. 

Às vezes, uma bela fotografia emoldurada já dá conta do recado:

#5 PAREDES COM TEXTURA 

Este é mais um recurso decorativo bem datado, que vai levar a sua sala de volta para os anos 90. Além de ser um elemento facilmente substituível por outros mais modernos e expressivos – como os papéis de parede, as galerias de parede e os tijolos aparentes – ele não tem uma manutenção das mais fáceis: os relevos acumulam pó e são muito ásperos ao toque, sem contar que para se livrar deles só com muita lixa, argamassa e paciência. 

Uma alternativa às texturas produzidas são os elementos naturalmente texturizados, como os tijolos:

E aí, você concorda com a nossa lista ou acha que pegamos pesado em algum dos itens, rsss? Conte para a gente aqui nos comentários. Além disso, confira: 5 TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO NADA PRATICAS; FLÁVIA GERAB RESPONDE | PAREDES BEM RESOLVIDAS e PAREDES DE FAZER INVEJA

Pinterest