A mistura de estampas sempre foi um assunto delicado na decoração. Quem tem um bom olho consegue juntar peças totalmente inesperadas e acertar de primeira, mas quem não nasceu com esse dom acaba tendo dificuldade até mesmo quando compra conjuntinho e tudo combinando. A gente não gosta de impor regras e falar “isso está certo” ou “isso está errado”, mas temos algumas cartinhas na manga que podem te ajudar a compor estampas sem errar. Vamos às dicas!

* Ponto de destaque: Se você se apaixonou por uma peça super estampada – como um tapete de patchwork ou um painel de azulejos coloridos – o ideal é manter o resto do ambiente mais neutro, para não conflitar com esse elemento-chave. Assim ele vira a estrela do cômodo.
* Tons similares: Para que os móveis e objetos estampados não pareçam perdidos na decoração, você pode procurar repetir as mesmas cores dessas padronagens em peças lisas. Por exemplo: se você vai comprar várias almofadas florais e rosinhas para o quarto, que tal usar um criado-mudo pink?
* Cuidado com os excessos: Sim, você pode usar umas 4 ou 5 estampas misturadas, mas é sempre bom ter cautela. Antes de sair comprando um monte de peças que você acha que vão combinar, vá por etapas. Primeiro compre duas peças estampadas, tente misturá-las com outras lisas e só invista em mais um objeto com padronagem marcante se você realmente sentir falta desse elemento.

E agora, para alegrar os olhos e trazer inspiração na prática, muitas fotos lindas e mega estampadas – e uma seleção incrível de móveis e objetos também.r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r
r

Fotos via Casa e Jardim | Casa Claudia | Casa Vogue | Lina Ostling | Pinterest