As paredes da nossa casa são como telas em branco. Além de delimitar os espaços, elas podem receber uma composição diferente de quadrinhos e adornos, expor obras de arte e apoiar os espelhos. Também trazem charme a um cômodo sem graça com a ajuda de um belo papel de parede ou de uma mãozinha de tinta colorida. As opções para decorar uma parede são inúmeras e, por isso mesmo, as dúvidas sobre o assunto vivem pipocando por aqui. Pensando nisso, a arquiteta Flávia Gerab decidiu responder algumas delas e, de quebra, compartilhar belos truques que costuma utilizar em seus projetos. Aqui vai o nosso mini manual das paredes bem resolvidas:

 

Decoração de:

 

@ochaoemquepiso: Posso colocar papel de parede e, em cima, fazer uma composição com vários espelhos de molduras diferentes?

 

Flávia: Sim! Eu geralmente faço uma pré-composição no chão antes de instalar as molduras na parede. Assim, o desenho fica mais harmônico e você não corre o risco de não gostar do resultado final. Veja abaixo algumas ideias de composição e dicas:

 

Decoração de:

 

A altura ideal para o ângulo de visão é de 1,50m do chão.

 

Decoração de: Decoração de: Decoração de: Decoração de: Detalhes; coleção de espelhos antigos; Casa de Valentina

 

@terezasaraiva_: Tenho uma parede no quarto que pega umidade e de vez em quando, preciso derrubar o reboco e refazê-lo. Eu poderia usar algum revestimento nessa parede, do tipo de pedras miúdas e mais delicadas que se usam em fachadas de casas?

 

Flávia: Eu não aconselho! A pedra deixa o quarto muito frio. Sugiro que, primeiro, impermeabilize a parede para segurar a umidade. Ao invés de revesti-la em pedra, que tal um acabamento de tijolinho pintado de branco ou esbranquiçado? Veja algumas referências:

 

Decoração de: Quarto de casal; parede de tijolo branca; Casa de ValentinaDecoração de: Quarto de casalDecoração de: Sala de estar; vitral antigo; Casa de Valentina

 

Elen Fabrini: Papel de parede fica legal com forro de madeira envernizado?

 

Flávia: Quando coloco forro de madeira, prefiro o acabamento fosco. O papel de parede fica bem legal, mas, nesse caso, prefiro com textura ao invés de estampa. Principalmente em palhinha ou  linho, que eu adoro!

 

Decoração de: Sala de estar; paredes de madeira; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; papel de parede fibra natural; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; luminária de fibra natural; Casa de Valentina

 

Caio Leme: Como faço para pendurar quadros e adornos em uma parede de tijolos? Preciso ter algum cuidado especial para não comprometer o material?

 

Flávia: Se for um ou dois quadros, eles podem ser instalados na junção da argamassa. Se for uma composição, melhor tentar instalar as peças no centro do tijolo, pois se você furar nos cantos, corre-se o risco de danificar o revestimento. Não use a furadeira com impacto e, se puder, contrate um instalador profissional.

 

Decoração de: Sala de jantar; quadros na parede de tijolos; Casa de Valentina

 

Patrícia Mota: Adesivos de parede ou azulejos podem ser usados em áreas úmidas e externas?

 

Flávia: Os adesivos comuns (com temas e desenhos divertidos) não são feitos para área externa. Eles vão durar bem pouco, cerca de um mês ou dois, e começarão a desbotar. Agora, existem alguns bem legais, próprios para uso externo. A casa abaixo, por exemplo, é toda revestida em um adesivo vinilico da 3m chamado DiNoc. Essa nova tecnologia oferece 5 anos de garantia e conta com vários desenhos e padrões: metálicos, pedras, madeira e etc.

 

Decoração de: Fachada; casa envelopada de adesivo; Casa de ValentinaDecoração de:

Domaine Home | Pinterest