Sabe quando um lugar é o seu lar por tanto tempo que fica difícil de imaginar a vida longe dele? Pois, para a Marcela Caio, a sua relação com a casa onde mora há 20 anos ao lado dos pais e dos três irmãos é exatamente essa.  As paredes, móveis e objetos que compõem cada cantinho carregam a história de cada um como em um livro de recordações, abrigando com carinho os momentos especiais, as diferentes etapas da vida e o dia a dia singelo entre eles. “A gente veio morar aqui porque a família não parava de crescer. Minha mãe fala que já não cabia mais todo mundo dentro do elevador com suas bicicletas!”, relembra com muito bom humor. A necessidade por um espaço maior e mais confortável para os seis levou-os de encontro ao imóvel dos sonhos, localizado no Jardim Europa.

LONGE DO COMÉRCIO, O BAIRRO RESIDENCIAL É ARBORIZADO E DEIXA FLUIR UMA PAZ SEM IGUAL.

Marcela é a dona do e-commerce de decoração Theodora Home e é responsável pela curadoria dos produtos lindos à venda por lá. Com tanto bom gosto, já dá para imaginar que ela teve um papel superimportante no décor da sua própria casa, não é? Além das peças da marca espalhadas por todos os ambientes, Marcela também deu seus pitacos durante a última reforma, com a ajuda da mãe e da irmã. As três gostam tanto do assunto que acabaram de decorar juntas a morada da família no exterior e chegaram a cogitar a tarefa para o lar em terras tupiniquins. Mas no final, decidiram que seria melhor contratar um profissional – e a escolha era incontestável: Sig Bergamin. “Adoramos o trabalho dele e nos identificamos muito. É uma pessoa que confiamos de olhos fechados e deixamos que faça qualquer loucura decorativa”.

 

Decoração de: Detalhes; porta de madeira; Casa de ValentinaDecoração de:
Decoração de: Sala de estar; tapete listrado; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Sala de estar; portas de vidro; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; lareira espelhada; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; castiçal médio de prata; Casa de Valentina

 

Com a ajuda do arquiteto, o processo de decoração dos ambientes internos foi muito tranquilo e durou cerca de seis meses. A parte mais demorada do projeto foi a espera pelos tecidos, que foram importados. Aliás, a tapeçaria teve papel importante na renovação, dando nova vida aos móveis que a família já tinha. “Uma coisa que achamos muito legal é que não compramos quase nada. Tudo foi readaptado de alguma forma e utilizado em outros cômodos”, conta. Mas Marcela confessa que as mudanças ainda não terminaram completamente: “A casa vai ganhando vida aos poucos. Acho chato isso de fazer tudo de uma vez, porque o espaço, de repente, pode ficar com uma atmosfera muito impessoal”. Não é à toa, então, que ela não abre mão de mexer na decoração de vez em quando, para garantir a harmonia e o lado personalizado do visual.  

 

Decoração de: Sala de jantar; lustre de cristal; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; venezianas pistache; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; sofá cinza; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Detalhes; vaso verde; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; papel de parede clássico bege; Casa de Valentina

 

Marcela, os pais e os irmãos mais novos são muito próximos. Por isso, era importante que os espaços sociais fossem valorizados, garantindo o conforto diário e também os bons momentos na companhia das visitas – que são constantes! “Chegamos a pensar se não era melhor criar novos ambientes para comportar todo mundo. Mas no final das contas, preferimos nos amontoar no mesmo lugar, pois gostamos de ficar juntos. Eu acho que a casa reflete exatamente isso”, explica. A importância da família é tamanha que boa parte do mobiliário foi herdada de entes queridos, assim como o gosto pelo décor. “Minhã mãe já teve loja de artigos de cama, mesa e banho. Para minha loja eu estava atrás de um nome feminino forte. Até um dia que eu parei de procurar porque já tinha um: Theodora, nome da minha avó e da avó dela também”.

 

Decoração de: Cozinha integrada; papel de parede brocado bege; Casa de ValentinaDecoração de: Detalhes; armário antigo; Casa de ValentinaDecoração de: Varanda; mesa redonda; Casa de ValentinaDecoração de: Decoração de: Varanda; garden seat oriental; Casa de ValentinaDecoração de: Varanda; mesa e cadeiras de ferro; Casa de Valentina

 

Suspirando com a casa maravilhosa da família da Marcela! E vocês? Veja mais imagens na galeria abaixo e não deixe de conferir a seleção de produtos da Theodora Home AQUI.

 

Fotos: Julia Ribeiro