Varanda Contemporânea – CASACOR

Home  /  Projetos  / Varanda Contemporânea – CASACOR
Varanda Contemporânea – CASACOR 2018-11-19T18:12:10+00:00
11 2018

Varanda Contemporânea – CASACOR

19 nov, 2018 | Mostras, De 100 a 200 m2, Cidade

Project Description

O ambiente assinado pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura para a CasaCor Florianópolis é uma varanda contemporânea, intitulada com um trecho da música Verde, imortalizada na voz de Leila Pinheiro: Verdejantes tempos, mudança dos ventos. O ambiente de 185m² propõe uma reflexão sobre o estilo de vida atual e suas constantes atualizações e rápidas mudanças.

O ambiente vem ao encontro do lifestyle atual. Hoje em dia, tudo é para ser usado, não tem mais motivo para ter algo só por ter ou para mostrar. Estamos vivendo os extremos. Enquanto a tecnologia invade e muda nossas vidas, buscamos conexão com mente e corpo através de meditação e alimentação saudável.

Com uma linguagem contemporânea, o projeto foge da imagem bucólica comumente relacionada a este tipo de espaço. A varanda projetada pelas arquitetas Mariana Pesca, Elise Lacerda e Ivana Bernart não diferencia o ambiente interno do externo, por exemplo. Pensando nesta nova maneira de viver e administrar o tempo, elas uniram o sossego da área externa às funcionalidades da interna, criando um espaço que permite o convívio e a contemplação sem que as atividades do dia a dia sejam interrompidas.

O espaço respeitou as características já existentes na casa que recebe a mostra. Os arcos estruturais e as esquadrias foram mantidos, e as profissionais aproveitaram as venezianas existentes para desenvolver painéis com a mesma proposta, criando uma simbiose. O mobiliário da varanda também propõe um diálogo entre o outdoor e o indoor, com uma nova proposta de móveis de área externa que podem ser utilizados tanto dentro quanto fora da casa.

As cores predominantes são branco, cinza, preto, madeira, tons de verde (do menta ao esmeralda) e tons de terracota, coral e rosé. Na fachada e dentro do percurso, as paredes são preenchidas com vegetação com sistema de irrigação programado, trazendo o verde de forma inusitada.

Entre os destaques está um banco curvo com formas orgânicas, que “abraça” o canto do ambiente e possui carregadores de celular por indução no assento. Outro ponto alto são as luminárias em perfil metálico preto fosco em forma de arco, que remetem aos arcos existentes na edificação. Tanto o banco quanto as luminárias são projetos do escritório.

Fotos: Fernando Willadino.

Profissional: