Uma casa inspirada no mar

Home  /  Projetos  / Uma casa inspirada no mar
01 2024

Uma casa inspirada no mar

24 jan, 2024 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Fotos: Raiana Medina/ Divulgação

Escritório: Travessa Arquitetura

Área: 250m²

Local: Itacoatiara, Niterói, RJ

Um casal – ele, empresário; ela, fotógrafa, comprou esta casa antiga de dois pavimentos com 250m² de área construída, em Itacoatiara, Niterói, RJ, e, antes de se mudar com os filhos, de 12 e 20 anos, encomendou um projeto de reforma completa à arquiteta Livia Amendola e o sócio engenheiro Rômulo Campos, do escritório Travessa Arquitetura.

O conceito geral do projeto de reforma e decoração desta casa em Itacoatiara, na região Oceânica de Niterói, buscou expressar o frescor, a leveza e a tranquilidade que o mar evoca, já que o cliente tem um negócio no ramo de peixes e a residência fica próximo à praia.

A planta sofreu muitas alterações, especialmente no andar térreo, para integrar, eliminar ou adicionar ambientes, sendo que a cozinha, antes pequena e localizada nos fundos, foi realocada na frente da casa, tornando-se mais ampla e agora integrada com a sala de jantar.

Totalmente aberta e com uma ilha generosa com cooktop e cuba, a cozinha se tornou o coração da casa.

Na cozinha, os armários tem acabamento azul acinzentado, nicho central com laterais amadeiradas e algumas portas superiores em palhinha. Mas o destaque do espaço é o revestimento cerâmico azul na parte frontal da ilha e sua versão branca no frontão da bancada, ambos com estampa estilizada de peixe, criada especialmente para o projeto.

O conceito geral do projeto buscou expressar o frescor, a leveza e a tranquilidade que o mar evoca, já que o morador tem um negócio no ramo de peixes e a casa fica próxima à praia. A ideia foi então um décor com alguns elementos que remetem ao universo marinho, seja através do azul das águas profundas, o bege da areia e os peixes propriamente ditos.

Trocamos as portas, ajustamos as divisões internas e pintamos tudo com novas cores.

Profissional:

Deixar um comentário

Ir ao Topo