Mais Fluido e Integrado

Home  /  Projetos  / Mais Fluido e Integrado
Mais Fluido e Integrado2019-11-30T14:04:47-02:00
11 2019

Mais Fluido e Integrado

30 nov, 2019 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Cidade

Project Description

A cliente deixou o escritório RAS Arquitetura livre para projetar o apartamento de 170,10 m² explorando todo o potencial do imóvel. Ela queria transformar o apartamento de 3 suítes em duas suítes + closet. Além disso, queria integrar mais os espaços sociais de convívio.

Mudar os percursos e os usos do espaço trouxe uma dinâmica melhor e mais fluida ao apartamento.

O apartamento tinha um programa todo compartimentado: espaço da sala de jantar era isolado do estar, a cozinha fechada e a sala de TV era fechada por portas de correr. A caixa do elevador social fica no centro da área social e não tinha hall social. A sala de estar foi deslocada e foi criado um espaço de refeições. A cozinha foi integrada a área social maior, podendo ser fechada por grandes portas de correr.

O principal desafio do escritório foi conseguir unificar a área de convívio e tentar tirar a impressão de ambientes segmentados que o apartamento tinha. Para isso, tiraram partido da caixa do elevador e a transformaram em um elemento funcional e principal do estar. Ao seu redor foi criada uma marcenaria que vai alterando o uso em cada lado: ora é estante para livros, ora armários e ora rack para o home theater.

Fotos: Ana Mello.

Profissional: