Emoldurando as Obras de Arte

Home  /  Projetos  / Emoldurando as Obras de Arte
Emoldurando as Obras de Arte 2019-01-31T16:00:26-03:00
02 2019

Emoldurando as Obras de Arte

03 fev, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

Um imóvel no Jardim Pernambuco, no Leblon, ganhou pelas mãos de Anna Luiza Rothier um paisagismo elaborado para valorizar a coleção de obras de arte dos moradores, exposta nas áreas externas da casa, que inclui rooftop, varandas, pátio interno e entrada, e somam 1000m².

O paisagismo foi desenvolvido ao longo dos quatro anos de obra da casa projetada por André Piva e Vanessa Borges, que colocaram abaixo a edificação antiga para construir uma nova. O desejo dos moradores foi por um paisagismo moderno, que acompanhasse a arquitetura e emoldurasse suas obras de arte. Para isso, Anna Luiza criou uma composição simétrica, que explora as formas geométricas e demanda podas regulares.

O projeto paisagístico, apresentado no início da obra, se transformou à medida que os proprietários apresentavam novas ideias ou adquiriam uma nova escultura para somar à parte externa. Exemplo disso ocorreu no jardim interno, onde o projeto original foi completamente modificado para compor com um novo painel de azulejos. Para a nova composição, a paisagista completou o muro-verde com aspargos-pluma e optou por liríopes-verdes no canteiro, com uma bouganville entre o mural e o jardim vertical.

O ponto alto do projeto é a área da piscina, no último andar da casa, onde foi criado um “rooftop garden”, uma tendência em arquitetura e paisagismo.

Nesse espaço de aproximadamente 800m², a paisagista criou uma ambientação para o lazer dos moradores, com gramado central composto por grama-esmeralda, extremosas, mini-clúsias e um pé de pitangueira, com moreias na lateral da cobertura. Já a parede-verde é formada por tumbérgia-arbustiva, liríopes-verde e grama-amendoim.

Outros espaços abertos da casa também ganharam atenção especial: na entrada, localizada um andar acima da garagem e do acesso à rua, murtas, viburnos, liríopes-verdes e grama-amendoim compõem a cerca-viva que confere privacidade, enquanto buxinhos, bouganvilles e jasmins ornam o primeiro lance da escada. Já na varanda frontal, podocarpos, buxinho e grama-amendoim fazem companhia para uma obra de arte assinada pela artista Fernanda Fragateiro e para uma escultura em ferro oxidado de Amílcar de Castro.

Fotos: MCA.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Um Oásis Em Angra dos Reis

Compartilhar no WhatsApp Um imóvel no Jardim Pernambuco, no Leblon, ganhou pelas mãos de Anna Luiza Rothier um paisagismo elaborado para valorizar a... Leia mais +

Paisagismo Tropical e Arquitetura Contemporânea

Compartilhar no WhatsApp Um imóvel no Jardim Pernambuco, no Leblon, ganhou pelas mãos de Anna Luiza Rothier um paisagismo elaborado para valorizar a... Leia mais +