Emoldurando as Obras de Arte

Home  /  Projetos  / Emoldurando as Obras de Arte
Emoldurando as Obras de Arte 2019-01-31T16:00:26-03:00
02 2019

Emoldurando as Obras de Arte

03 fev, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Cidade

Project Description

Um imóvel no Jardim Pernambuco, no Leblon, ganhou pelas mãos de Anna Luiza Rothier um paisagismo elaborado para valorizar a coleção de obras de arte dos moradores, exposta nas áreas externas da casa, que inclui rooftop, varandas, pátio interno e entrada, e somam 1000m².

O paisagismo foi desenvolvido ao longo dos quatro anos de obra da casa projetada por André Piva e Vanessa Borges, que colocaram abaixo a edificação antiga para construir uma nova. O desejo dos moradores foi por um paisagismo moderno, que acompanhasse a arquitetura e emoldurasse suas obras de arte. Para isso, Anna Luiza criou uma composição simétrica, que explora as formas geométricas e demanda podas regulares.

O projeto paisagístico, apresentado no início da obra, se transformou à medida que os proprietários apresentavam novas ideias ou adquiriam uma nova escultura para somar à parte externa. Exemplo disso ocorreu no jardim interno, onde o projeto original foi completamente modificado para compor com um novo painel de azulejos. Para a nova composição, a paisagista completou o muro-verde com aspargos-pluma e optou por liríopes-verdes no canteiro, com uma bouganville entre o mural e o jardim vertical.

O ponto alto do projeto é a área da piscina, no último andar da casa, onde foi criado um “rooftop garden”, uma tendência em arquitetura e paisagismo.

Nesse espaço de aproximadamente 800m², a paisagista criou uma ambientação para o lazer dos moradores, com gramado central composto por grama-esmeralda, extremosas, mini-clúsias e um pé de pitangueira, com moreias na lateral da cobertura. Já a parede-verde é formada por tumbérgia-arbustiva, liríopes-verde e grama-amendoim.

Outros espaços abertos da casa também ganharam atenção especial: na entrada, localizada um andar acima da garagem e do acesso à rua, murtas, viburnos, liríopes-verdes e grama-amendoim compõem a cerca-viva que confere privacidade, enquanto buxinhos, bouganvilles e jasmins ornam o primeiro lance da escada. Já na varanda frontal, podocarpos, buxinho e grama-amendoim fazem companhia para uma obra de arte assinada pela artista Fernanda Fragateiro e para uma escultura em ferro oxidado de Amílcar de Castro.

Fotos: MCA.

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Um Oásis Em Angra dos Reis

Compartilhar no WhatsAppA paisagista Anna Luiza Rothier assina o projeto paisagístico desta casa de veraneio em Angra dos Reis, RJ, a convite da designer de... Leia mais +

Paisagismo Tropical e Arquitetura Contemporânea

Compartilhar no WhatsApp Anna Luiza Rothier assina o paisagismo desta casa de campo, localizada no condomínio do Hotel Fasano – Fazenda Boa Vista, em Porto... Leia mais +