Eduardo Franco Correia, Bar do Jockey com Cosentino – CASACOR SP 2019

Home  /  Projetos  / Eduardo Franco Correia, Bar do Jockey com Cosentino – CASACOR SP 2019
Eduardo Franco Correia, Bar do Jockey com Cosentino – CASACOR SP 20192019-07-19T08:39:51-03:00
07 2019

Eduardo Franco Correia, Bar do Jockey com Cosentino – CASACOR SP 2019

19 jul, 2019 | Mostras, Até 50 m2, Cidade

Project Description

O ambiente assinado pelo Eduardo Correia para a CasaCor SP 2019 é o Bar do Jockey. O espaço de 50m² é um bar na arquibancada, com vista não só para o hipódromo do Jockey, mas para uma parte da cidade que é cortada pelo Rio Pinheiros.

Embora a paisagem seja reconhecida como um dos mais belos pôr do sol de São Paulo, com um olhar mais artístico e delicado, o profissional buscou trazer a reflexão dos impactos da cidade no meio ambiente: a retificação do rio, as construções em áreas de alagamento, o uso excessivo dos automóveis que acabou por “destruir” uma possível área com mata ciliar única no mundo e outras particularidades na relação da cidade com a natureza.

O espaço em seu formato interno remete a um rio retificado e a sua volta, o carpete feito de fibra natural representa as margens devastadas; Gravuras de Oswald Goeldi feitas para o livro Mar Morto, de Jorge Amado, trazem a figura do pescador em contato com a natureza e estimulam a análise sobre a relação dos centros urbanos com o meio ambiente. Por fim, uma gravura de Alfredo Volpi preta e branca retrata uma paisagem árida de atmosfera densa.

Com uma extensão de 13m, a bancada do bar em Silestone, da Cosentino, na cor Charcoal Soapstone que tem um acabamento azul acinzentado com nuances cinzentas, é um dos grandes destaques do ambiente. Além disso, a bancada tem uma peça de iluminação desenhada exclusivamente pelo arquiteto, e foi construída em três módulos de acomodação, incluindo uma parte mais baixa acessível para cadeirantes. Respeitando a memória da construção, o teto do espaço foi conservado em seu estado natural de desgaste e teve sua beleza evidenciada por um jogo de luz.

Fotos: MCA Studio.

Profissional: