Casa dos Ventos

Home  /  Projetos  / Casa dos Ventos
Casa dos Ventos 2019-08-19T16:12:34-03:00
08 2019

Casa dos Ventos

19 ago, 2019 | Casas, Acima de 200 m2, Campo

Project Description

O bem-estar dos clientes foi a principal preocupação de Leo Romano, a ideia foi unir materiais que mesclassem charme e simplicidade, tais como o mármore branco, linho e algodão em paredes e tapetes. A brasilidade também foi essencial para o projeto com peças de Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Etel e Jorge Zalszupin.

O nome “Casa dos Ventos” foi escolhido devido a um detalhe interessante, que foi observado de forma poética por Leo Romano: o fechamento visual da casa para a rua é feito através de um grande biombo de vergalhão, que é separado por meio de um espelho d’água, onde fica o hall de acesso. Em casos de ventos mais fortes, o vergalhão faz um barulho que lembra uma espécie de “sino dos ventos”, ou seja, anuncia a chegada da mudança do tempo na residência.

Dispondo de um terreno regular, a casa tem uma arquitetura moderna e, ao mesmo tempo, precisa, que foi implantada em formato de “L”, e que garante sombreamento à varanda e a sensação de prolongamento da área verde, com projeto paisagístico de Frederico Barbosa Rodrigues. A estrutura é convencional, com concreto armado. O revestimento da fachada é de concreto ripado, com fechamento de breezes em madeira.

O grande diferencial do projeto foi, primeiro, a volumetria, por si só. Também podemos destacar a entrada da casa, que aparece sobre um espelho d’água e escondida atrás da parede do biombo de vergalhões. Marcada pela simplicidade e fácil entendimento, a Casa dos Ventos, como um todo, é muito fácil de ser lida e não tem nada de reforma. Uma casa feita do zero.

Com uma linguagem arquitetônica que brinca com planos e volumes, a casa aparenta ser estruturada em duas caixas sobrepostas, desmembrada em dois pavimentos que resguardam as alas sociais e íntimas. Na caixa inferior está a sala, varanda e cozinha e, na parte superior, os quartos. Com estrutura convencional em concreto armado, a casa é envolvida por um biombo em vergalhão de aço e materiais nobres de acabamento, além de contar com o diferencial de ter um espelho d’água que funciona como uma espécie de hall de acesso à casa.

A obra foi construída do “zero”, em que o escritório Leo Romano fez todo o projeto de arquitetura, que foi pensado nos mínimos detalhes. Os materiais utilizados (vergalhões e breezes) possibilitam um incrível filtro de luz para a casa. Como, por exemplo, no final da tarde, quando o sol entra e possibilita efeitos luminosos.

Fotos: Edgar Cesar.

Profissional:

Leo Romano Arquitetura

Arquitetos, Paisagistas

Goiânia / GO
Tel: (62) 3086-1965 (62) 3945-4870 (62) 9962-2621 (62) 9379-0353
contato@leoromano.com.br



Mais Projetos deste Profissional

Leo Romano, Paredes Mágicas – CASACOR SP 2019

Compartilhar no WhatsAppO bem-estar dos clientes foi a principal preocupação de Leo Romano, a ideia foi unir materiais que mesclassem charme e simplicidade,... Leia mais +

Integrada Com a Natureza

Compartilhar no WhatsAppO bem-estar dos clientes foi a principal preocupação de Leo Romano, a ideia foi unir materiais que mesclassem charme e simplicidade,... Leia mais +