Apartamento-mirante com vista 180 graus dos principais cartões postais do Rio de Janeiro

Home  /  Projetos  / Apartamento-mirante com vista 180 graus dos principais cartões postais do Rio de Janeiro
07 2021

Apartamento-mirante com vista 180 graus dos principais cartões postais do Rio de Janeiro

16 jul, 2021 | Apartamentos, De 100 a 200 m2, Praia, Cidade

Demais fotos: Denilson Machado/ Divulgação
Escritório: Marina Romeiro – MR Arquitetura 
Produção visual: Simone Raitzik
Área: 170m²
Local: Morro do Pasmado, Rio de Janeiro.
Ano: 2020

Um trabalho de reforma e decoração completo em apartamento recém-comprado por um casal com dois filhos. Esse foi o desafio assumido pela arquiteta Marina Romeiro para este projeto no Morro do Pasmado, Rio de Janeiro.

“Os clientes queriam uma casa bem aconchegante que permitisse receber familiares e amigos confortavelmente. Um apartamento contemporâneo com uma dose de sofisticação, mas ao mesmo tempo simples e despojado. Também solicitaram bastante espaço de armazenamento porque, além de fisioterapeuta, a moradora também é personal organizer e gosta de tudo organizado em seu devido lugar.”

Além disso, eles especificaram algumas referências no que diz respeito à paleta de cores.

“Como foi utilizado um sofá de couro marrom na sala, usei materiais mais leves como linho e algodão para compensar e dar uma sensação de aconchego. Para não criar contrastes com a paisagem externa, optei por cores mais suaves e secas.  E o verde do paisagismo deu o toque final, trazendo cor e vida ao projeto.”

Outro ponto muito trabalhado do projeto foi a cozinha.

“O marido tem como hobby produzir pães de fermentação natural. Assim, pensamos em uma cozinha que tivesse, além de muito espaço de armazenamento, também um espaço considerável de trabalho nas bancadas. E pensamos nos revestimentos para serem funcionais. As bancadas em granito preto São Gabriel, por exemplo, são bastante resistentes e compõem bem com as esquadrias de correr em serralheria, na cor preta, que separam a cozinha tanto da sala quanto da área de serviço. Além disso, o acabamento dos armários inferiores em madeira freijó ajudou a “aquecer” o ambiente onde predominam materiais frios.”

E no quarto dos filhos a decoração foi pensada para combinar com a personalidade de cada um.

“O Rafa é super estudioso e, acima de tudo, curioso. Ele adora Lego, curte estudar sobre culturas diferentes e lê bastante, por isso a estampa de mapa mundi que reveste a parede da cama foi uma ideia que o agradou de cara. A estante vazada com estrutura em serralheria e prateleiras em madeira preenche o espaço, sem pesar visualmente. No quarto da Fernanda, que ama cor de rosa e futebol, inseri a cor verde, fazendo alusão aos gramados dos campos de futebol. Com a base do quarto bem suave e clara, a madeira foi inserida pontualmente para aquecer o ambiente, sensação reforçada pelas texturas do tijolinho e do papel de parede, com padronagem também leve.”

Mas para que tudo isso fosse possível, algumas mudanças na planta do imóvel tiveram que ser feitas.

“Incorporei parte de um banheiro de serviço à cozinha para ganhar alguns metros. Na área íntima, transformei o único banheiro que atendia a três quartos em dois banheiros menores. Dessa forma, quando a família recebe visitas em casa, elas podem ter um banheiro exclusivo, deixando o outro reservado ao casal de filhos.” 

Ainda sim, a vista janela de 180 graus é a protagonista do apartamento.

“Na suíte principal, na fachada lateral, é possível ver o Cristo Redentor. Pela fachada frontal, onde ficam os 3 quartos e a sala de estar, tem-se a vista da baía de Guanabara, de Niterói e do Dedo de Deus, em Teresópolis. Já na área de serviço, na outra fachada lateral, a vista é do Pão de Açúcar e do Morro da Urca. Não foi à toa que batizei o projeto de ‘Mirante do Pasmado’. Ele todo foi pensado de forma a não competir com a beleza do entorno, de tirar o fôlego. Por isso, o apartamento tem décor cool, com a leveza e a bossa do estilo carioca.”

E o condomínio onde o apartamento está tem uma história tão interessante quanto a do projeto.

“Ele fica em uma das duas torres mais altas do Condomínio Casa Alta, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, em 1963.  Esse projeto foi pioneiro no Brasil em oferecer aos compradores uma planta livre, que pudesse ser adaptada ao estilo de vida e necessidades de cada morador ou família.”

Fotos dos quartos infantis: Lilia Mendel/ Divulgação Demais fotos: Denilson Machado/ Divulgação

Profissional:


Mais Projetos deste Profissional

Cobertura duplex jovem, clean e com ambientes integrados

Compartilhar no WhatsApp Demais fotos: Denilson Machado/ Divulgação Escritório: Marina Romeiro – MR Arquitetura  Produção visual: Simone Raitzik... Leia mais +

Apartamento colorido com cozinha integrada à sala de estar

Compartilhar no WhatsApp Demais fotos: Denilson Machado/ Divulgação Escritório: Marina Romeiro – MR Arquitetura  Produção visual: Simone Raitzik... Leia mais +

Apartamento com decoração leve e piso de taco

Compartilhar no WhatsApp Demais fotos: Denilson Machado/ Divulgação Escritório: Marina Romeiro – MR Arquitetura  Produção visual: Simone Raitzik... Leia mais +

Deixar um comentário

Ir ao Topo