Semana passada encarei uma verdadeira maratona arquitetônica – quem me acompanha no Instagram está de prova… Fiz a cobertura da Expo Revestir, uma das feiras mais importantes do seguimento que aconteceu entre os dias 12 e 15 de março aqui em São Paulo. Passei os 4 dias de feira visitando os estandes, conversando com os profissionais, garimpando produtos relevates e conferindo de perto todas as novidades para poder compartilhar um pouquinho dessa experiência nas minhas redes e aqui no blog também.

Um dos estandes mais interessantes que visitei foi o da Vidros Habitat, empresa reconhecida no mercado pelos vidros com proteção solar que prometem reduzir em até 10°C a temperatura dos ambientes internos. Bom, já de cara eu te digo que sim, os vidros da Habitat cumprem o que prometem! E eu vou te contar como essa mágica acontece: os vidros de proteção solar são produzidos por meio de nanotecnologia, em que a camada responsável pela redução do calor é depositada durante o processo de fabricação, por isso não descola ou desbota. 

Casa de vidro 

A empresa montou um estante super bacana como se fosse uma casa de verdade, justamente para que os visitantes pudessem “sentir na pele” como a tecnologia da marca funciona. Eu mesma encarei o teste cego que eles estavam fazendo lá e fiquei de queixo caído: eles montaram um display térmico que tinha uma luz semelhante à luz solar. Essa luz atravessava um vidro comum e um vidro Habitat e chegava até as minhas mãos, demonstrando a diferença de temperatura entre os dois materiais. E põe resultado nisso! Senti rapidamente a mão que estava no vidro comum aquecer bastante.

Os vidros com proteção solar para residencias que a Habitat apresentou durante a revestir também são conhecidos como “vidros inteligentes”. E não é por menos, né… Além de serem capazes de reduzir até 70% do calor dentro de casa – o que por si só já é um feito quase mágico! -, os produtos da linha, quando aplicados na versão laminada, também diminuem a entrada dos temíveis raios UV, que são prejudiciais à nossa pele e aos ambientes. Sabe quando um tecido desbota depois de ficar muito tempo no sol? Então… é tudo culpa do UV! 

Outro ponto positivo dos produtos da Habitat é a economia de luz que eles proporcionam. Dá pra reduzir bastante o uso do ar-condicionado e de luz artificial em um ambiente com vidros de proteção solar. E o mais legal é que esteticamente, o efeito é praticamente o mesmo de um vidro comum! Olha só:

Habitat Neutro

Amo o visual daqueles gazebos envidraçados, bem parecidos com as estufas de plantas, mas sempre os considerei inviáveis por causa do calor. O modelo Neutro da Habitat, que é mais transparentes, é perfeito para um lugar assim, pois garante entrada de luz natural, integração com o ambiente externo e conforto térmico. 

Habitat Refletivo

Como o próprio nome sugere, o Habitat Refletivo tem um aspecto espelhado. Oferece privacidade, pois inibe a visão de fora para dentro do ambiente durante o dia.