Se você me acompanha, sabe que uma das coisas mais importantes para criar uma atmosfera agradável em um ambiente é a cor(ou cores) empregadas. E uma tendência que eu tenho observado cada vez mais é o uso de tons pastel na decoração dos espaços.

Por isso decidi contar para você o que são exatamente esses “tons pastel” e mostrar algumas fotos de inspiração.

O termo “tons pastel” surgiu a partir dos crayons tipo pastel seco usados para desenho e pintura. Isso porque a principal característica dos tons pastel é ter um aspecto apagado e suave, e como os crayons pastel possuem pigmento opaco e tonalidade mais lavada, o apelido acabou pegando.

Já te contei AQUI sobre a importância de escolher as cores certas para conseguir a atmosfera desejada em cada ambiente da casa, e claro, os tons pastel também tem suas propriedades nesse sentido. Por serem de saturação baixa, tendem a transmitir a sensação de calma e leveza nos ambientes onde são aplicados.

Assim, é mais comum utilizar os tons pastel em cômodos como quartos infantis ou banheiros, já que são espaços onde a decoração normalmente tende a ser amena. Há até mesmo quem os chame de ‘candy colors’. Afinal, os tons pastel lembram a coloração de doces como marshmallows e balas.

Entretanto, é possível utilizar sem medo os tons pastel em ambientes comuns, até porque eles funcionam se misturados a itens e cores de mais impacto.

Deixei aqui também algumas outras fotos de tons pastel para você se inspirar e aplicar na sua casa.

tons pastel tons pasteltons pasteltons pasteltons pastel
Fotos: Freepik/ Reprodução

Esse é um conteúdo feito pelo Casa de Valentina com apoio da OMA, que na nossa opinião é a melhor empresa para cuidar do seu imóvel 😉