Plantas Tóxicas no Paisagismo, este foi o tema do primeiro Papo Online de 2022. Contamos com a presença de dois convidados que são referência quando o assunto é jardim: os paisagistas e professores Gustaaf Winters e Gabriel Kehdi. Como sabemos que este é um assunto que gera muitas dúvidas na hora de planejar e atender às necessidades dos clientes, decidimos deixar registrado aqui no blog do Papo de Paisagista um pouquinho do que foi conversado. Quem sabe não existe alguma dúvida ou curiosidade que você também tenha sobre a temática? Continue lendo e acompanhe abaixo!

O universo das plantas ornamentais tóxicas 

Embora possam passar despercebidas em meio às lindas composições de projetos paisagísticos, hoje em dia as chamadas “plantas tóxicas” compõem cerca de 40% dos jardins. Elas ocupam a 4ª posição entre as causas de acidentes domésticos, especialmente entre pessoas com faixa etária de 2 a 9 anos. Diversos sintomas podem ser associados ao contato ou ingestão de plantas tóxicas, em alguns casos o efeito nocivo pode causar a degeneração física ou mental na saúde ou vitalidade dos seres humanos ou animais. Ainda assim, como o professor Gustaaf bem destacou no nosso papo, elas não são um frasco de veneno! Apesar de algumas espécies, serem capaz de causar reações no corpo apenas pela proximidade com a planta, a grande maioria só são capazes de causar danos quando ingeridas, podendo ter efeitos até mesmo fatais.

Atenção a particularidade das espécies! 

Outro ponto bem importante para atentar-se ao buscar conhecimento sobre plantas tóxicas é entender que cada planta está associada a um ou mais princípios ativos, que por sua vez estão localizados em partes diferentes. Em algumas o risco está só na semente ou na seiva, em outras pode ser a planta toda. Esse é um assunto bem vasto e merece ser estudado com cautela, no entanto, vale destacar algumas curiosidades sobre elas para que você possa ficar atento e quem sabe até, tire daí o seu caminho para continuar estudando o tema.

Plantas tóxicas x animais

Existem diferentes riscos de acordo com cada espécie de planta para cada “alvo” quando o assunto são plantas tóxicas. Os animais domésticos, por exemplo, podem sofrer danos quando em contato com as plantas bulbosas, tuberosas e tubérculas. Alguns exemplos destas plantas que podem representar risco para os pets:
  • Amarílis beladona (Amaryllis belladonna)
amarilis
  • Gloriosa (gloriosa rothschildiana)
gloriosa
  • Tinhorão (Caladium bicolor)
  • Dálias (Dahlia spp.)
Além da lista acima, existem outra plantas que exigem cuidado, como é o caso da babosa, shefleras, azaléia e algumas espécies com pequenos frutos, como ilex e o podocarpus.
Já para animais equinos e bovinos essas podem não ser as espécies mais ameaçadoras. Entre a lista apresentada pelo Gustaaf estão a árvore tamboril e o mio mio (conhecido também como vassourinha ou alecrim falso). Por isso, vale a pena entender detalhadamente sobre cada uma, considerando o futuro do seu projeto de acordo com o que o cerca.

Plantas tóxicas x humanos

A lista de plantas tóxicas que podem representar risco à saúde dos humanos também é grande. Alguns exemplos apresentadas pelo professor Gustaaf que são muito comuns no paisagismo:
  • Falsa vinha (Parthenocissus tricuspidata)
  • Zamiouculcas (Zamioculcas)
  • Lantana (Lantana camara)
lantana camara
  • Azaléia (Rhododendron simsii)
azaleia
  • Filodendro guaimbê (Thaumatophyllum bipinnatifidum)

Os cuidados para prevenir acidentes

A princípio, a melhor maneira de evitar os danos causados pelas diversas espécies de plantas que possuam substâncias tóxicas é optar por não cultivá-las em vasos de interior e jardins em ambientes que possam favorecer o contato de crianças e animais ou pessoas com alguma debilidade mental com esse tipo de planta. Além disso, os paisagistas e outros profissionais que também estão sujeitos a esse contato, devem estar sempre atentos ao uso dos EPIs (Equipamentos de proteção individual) para um manuseio seguro e responsável. Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as plantas tóxicas, não deixe de se aprofundar ainda mais no assunto com nosso conteúdo exclusivo para assinantes. Nossa comunidade tem ganhado cada vez mais membros e você também pode chegar junto que tem espaço pra todo mundo!

Para quem quer continuar estudando o tema e outros assuntos relacionados à paisagismo